O TikTok acabou de soltar seu relatório trimestral de aplicação das diretrizes da comunidade e dessa vez os números são alarmantes. Segundo a empresa, mais de 113 milhões de vídeos foram removidos do TikTok entre os meses de abril e junho, sendo que uma boa parte deles violou alguma regra de proteção aos menores.
TikTok afirma que o número não é tão grande assim
O TikTok é uma das maiores redes sociais do mundo e consequentemente tem um número assombroso de postagens diárias, que continua a crescer.
Isso porque o formato de vídeos curtos virou uma febre, tanto a ponto de quase todas as outras redes sociais já terem introduzido ele em suas próprias plataformas, como no caso do Instagram, ou copiando o TikTok por completo, como fez o YouTube.
Segundo o TikTok, esses mais de 113 milhões de vídeos removidos por violação da política da plataforma já é um número bem maior do que o registrado nos meses passados, mas se comparado com o total de vídeos publicados entre abril e junho, eles só representam cerca de 1% dos vídeos da rede social.
Quase metade dos vídeos removidos do TikTok violavam políticas de proteção aos menores
A parte mais preocupante desses números é que quase metade dos vídeos deletados, cerca de 44%, foram removidos por infringir políticas de proteção aos menores. Efetivamente se tornando um problema de segurança geral.
Essas informações vêm justamente quando o TikTok, e outras redes sociais, estão ajustando suas políticas para garantir um ambiente mais seguro para as crianças.
O Twitter, plataforma “vizinha”, acabou de se envolver em um caso onde anunciantes literalmente deixaram de publicar na empresa porque seus anúncios estavam aparecendo próximas a contas envolvidas com pornografia infantil.
Moderação no TikTok é insuficiente
Segundo a companhia, a sua moderação usa tanto um sistema automatizado quanto verificação manual para analisar os vídeos.
Essa combinação fez com que a empresa conseguisse remover quase 96% dos vídeos infratores sem precisar que os usuários os reportassem — o sistema automatizado foi responsável pela remoção de cerca de 48 milhões de vídeos, dos mais de 113 milhões.
Mas essa moderação está longe de ser o suficiente para dar conta de uma plataforma do tamanho do TikTok. Recentemente a rede social foi alvo de um estudo que comprovou que grande parte dos resultados das buscas feitas se tratam de desinformação, e em alguns casos até vídeos perigosos.
E a parte mais preocupante é ver o aumento constante no número de vídeos deletados. É claro que isso significa que a moderação da empresa está funcionando até certo ponto, mas, por outro lado, também significa que o número de infrações está aumentando.
Fonte: TikTok
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui