15 anos do Google Maps é celebrado com viagem no tempo pelo Street View
O recurso Street View do Google Maps, completou 15 anos em atividade no início desta semana e já reúne mais de 220 bilhões de visualizações.
O recurso Street View do Google Maps, completou 15 anos em atividade no início desta semana. O projeto do cofundador do Google, Larry Page que, a princípio, parece ser inalcançável, já reúne mais de 220 bilhões de visualizações por todo o mundo.
Para celebrar o sucesso da plataforma, foi anunciada uma relevante atualização na câmera que captura as fotos panorâmicas que compõem o Street View do Google Maps. A partir de agora o aplicativo contará com uma interface renovada que se assemelhará a uma viagem no tempo para o usuário.
Câmera do Google Maps
O Google faz questão de reforçar o quão criativo a empresa é em meio às diversas maneiras de uso das câmeras do Google Maps para a composição do Street View. Visando tornar os registros panorâmicos ainda mais versáteis, a gigante da tecnologia apresentou uma nova câmera que, de agora em diante, deve acompanhar os googlers por vários cantos do mundo.
Do tamanho de uma caixa de transporte para gatos, a câmera do Google Maps pesa, aproximadamente, 7 kg, podendo ser customizada com facilidade graças à construção modular. A intenção é ter em mãos um equipamento forte o bastante para encarar terrenos complexos, como áreas não mapeadas de florestas e trilhas, sem contar que a instalação do dispositivo nos veículos é bem mais simples.
“Nossa nova câmera pode ser acoplada a qualquer veículo com rack de teto e operada diretamente de um celular — sem a necessidade de um carro especializado ou equipamento de processamento complexo”, explicou o Google.
Google Maps oferece viagem no tempo pelo celular
Os usuários que acessarem o Google Maps pelo celular poderão fazer uma verdadeira viagem no tempo, fazendo comparações acerca das mudanças de endereço no decorrer dos anos. Isso porque, o acesso às capturas de um mesmo espaço em anos anteriores, finalmente chegou à plataforma, nos sistemas Android e iOS.
Logicamente, esta passagem do tempo poderá ser conferida somente nos casos em que houver registros disponíveis no Google, o que não é um padrão, principalmente em cidades pequenas. Entretanto, quando uma empresa mantém os registros recorrentes de um endereço, existe a possibilidade de verificar a paisagem mudando, ver prédios em construção e demais alterações relevantes que passam despercebidas no dia-a-dia.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR e Bit Magazine, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças e tecnologia.