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15 anos do iPhone: confira a evolução da marca

Estamos completando 15 anos do iPhone, em janeiro de 2007, o então presidente-executivo da Apple, Steve Jobs, apresentava o iPhone em um aguardado lançamento em São Francisco, na Califórnia (EUA), no palco do evento MacWorld. Desde então o dispositivo tornou-se um dos mais importantes do mercado.

Confira todas as evoluções na telefonia em comemoração dos 15 anos do iPhone!

Steve Jobs no lançamento do iPhone, em 2007

15 anos do iPhone, lançado para inovar o mercado

O celular da marca não foi inovador no quesito hardware, em 2007 o mercado mobile era dominado por empresas como Nokia e BlackBerry, e mesmo estagnado apresentava opções de hardware excelentes para a época.

O problema mesmo era o software, difícil de usar, até digitar era um pesadelo. Com a chegada do iPhone, tudo isso mudou, a marca simplesmente revolucionou o mercado de smartphones quando se fala em usabilidade.

Vendas absurdas logo de cara

Com apenas 74 dias de vida, o produto bateu a marca de 1 milhão de unidades vendidas, informação noticiada pela empresa, que na época divulgava os números de vendas do celular. Só voltamos a ver isso no início de 2021 quando o sucessor de Jobs, Tim Cook, comemorou a marca de 1 bilhão de aparelhos ativos no mundo.

Hoje em dia o aparelho é carro-chefe de receita da Apple: em 2021, foi responsável por mais da metade (cerca de US$ 191,973 bilhões) do arrecadado com todos os produtos que a empresa comercializa.

O iPhone foi apresentado ao mundo, por Steve Jobs, como sendo três produtos em um:

Um iPod widescreen com controles de toque, um celular revolucionário e um avançado dispositivo de comunicação para internet.

O lançamento do iPhone pode ser revisto no vídeo a seguir:

O aparelho foi até mal recebido pela crítica, problemas como falta de 3G eram sempre apontados, embora não fizessem tanta falta na época, mesmo assim o público foi a loucura com o produto.

O aparelho focado na tela multitoque fez muito sucesso por não tentar ser uma miniatura de PC. Como outros aparelhos da época tentavam (exemplo do Pocket PC, da Microsoft).

Super bem construídos, temos relatos de aparelhos com mais de 10 anos que ainda funcionam perfeitamente nos dias de hoje.

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Mas todos esses benefícios têm um preço, e a Apple nunca afirmou estar buscando criar produtos acessíveis, nesse quesito.

Para termos uma noção basta sabermos que a primeira versão do iPhone, no seu modelo mais simples, custava 1 mil reais na época, enquanto isso hoje temos a versão mais simples do último lançamento por 4 mil reais.

Porque deu tão certo?

Segundo o que afirma Hugo Tadeu, professor de inovação na Fundação Dom Cabral:

A grande sacada da Apple foi fazer o que a gente chama de inovação incremental. Fazer melhoria daquilo que já existia, integrando em uma única plataforma. Câmera, telefone, acesso à internet. Ou seja, tenho um minicomputador na minha mão.

E esse parece realmente ser uma característica importante da marca. Unificação de funções dentro de um mesmo ambiente, mas tendo o consumidor final como alvo, além de uma excelente construção que conta com peças de primeira.

Hoje em dia, aos 15 anos do iPhone, os aparelhos da marca são smartphones com processadores ultrarrápidos, belas telas e câmeras incríveis e várias outras marcas baseiam seus produtos neles.

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