Um processo natural que ocorre praticamente com todos os materiais na natureza, mas que pode prejudicar e muito o bom funcionamento ou até inutilizar seu aparelho celular. Neste artigo vamos entender um pouco mais e enumerar 5 coisas que causam oxidação no celular, você deveria tomar cuidado antes que seja tarde.
O que é a oxidação no celular?
Antes de falarmos o que é a oxidação no celular, vamos tentar resumir o que é oxidação como processo natural e químico. A oxidação é a perda de elétrons durante a reação de uma molécula, átomo ou íon. Tudo bem, mas ela pode acontecer por meio do ar simplesmente (oxigênio, hidrogênio) ou ser acelerada pelo contato com líquidos que podem conter também esses elementos.
Esse é o caso mais próximo quando falamos de oxidação no celular, o contato involuntário com líquidos que podem iniciar essa reação química em placas e componentes diversos do aparelho. Quando isso começa os problemas tendem a se ampliar e o mau funcionamento do aparelho começa a ficar aparente.
A forma mais comum é o oxigênio presente na água sofrer uma reação ao entrar em contato com os elementos e componentes metálicos do aparelho, criando uma camada (a oxidação ou ferrugem) que impede o processo elétrico e as transmissões eletrônicas.
Que partes podem ser afetadas com a oxidação no celular?
As partes internas que compõem um celular são muito complexas e cheia de componentes, difíceis até de serem observados sem o auxílio de lentes próprias. Além do período de exposição, também é preciso considerar, por exemplo, a quantidade de líquido, vapor, ou o material que o atingiu e por quanto tempo.
Apesar de todos os elementos de uma forma geral poderem ser afetados pela oxidação, alguns têm mais riscos do que outros, sendo mais suscetíveis aos danos da oxidação no celular. Entre eles, vale destacar três:
- Capacitores: conjunto de duas placas condutoras que armazena energia e atua como um filtro eliminando a transferência de corrente contínua;
- Resistores: componentes que funcionam exercendo uma resistência à passagem da corrente elétrica, sendo soldados na superfície das placas;
- Circuitos integrados: circuitos eletrônicos desenvolvidos com funcionalidades específicas para atender diversas funções dentro do aparelho.
5 coisas que causam oxidação no celular
O problema mais comum que gera a oxidação no smartphone é o contato com líquidos, isso nós já sabemos. Ao molhar o aparelho por acidente ou mau uso, a consequência natural é se iniciar o processo de oxidação em um ou todos os componentes. Popularmente, esse processo de oxidação é chamado de “ferrugem”.
Vamos ver o que pode ocasionar a oxidação do celular:
- Qualquer tipo de umidade;
- Vapor proveniente de líquidos;
- Calor excessivo (constante evaporação, e troca de estados físicos);
- Suor do seu corpo;
- Contato direto com a água.
É preciso estar atento e tomar todos os cuidados para evitar algumas situações em que os nossos aparelhos podem entrar em risco, como: sauna, piscina, praia (o “vapor” de maresia a maresia representa alto risco de oxidação em metais), banheiro (tomando banho e deixando o aparelho exposto), se alimentar com o aparelho apoiado na mesa onde se encontram bebidas.
Como se resolve o problema?
Existem algumas receitas caseiras para tentar resolver o problema da oxidação no smartphone, mas o mais indicado ainda é levá-lo a uma assistência técnica organizada que possui todos os elementos e utensílios para executar a tarefa e concluir a limpeza.
A forma mais comum que essas empresas empregam para fazer a limpeza é através do banho químico. As placas do dispositivo são limpas e secas com o auxílio e emissão de ondas de diferentes frequências, geralmente usando álcool isopropílico. Esse processo é profissional e poderoso, conseguindo atuar contra a ferrugem e o zinabre (oxidação) causados pela umidade dentro do aparelho.
O método caseiro também pode funcionar, mas é um risco do próprio usuário:
- Dilua 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio em meio copo de água;
- Aplique sobre o local e deixe agir por cerca de 3 minutos;
- Use uma escova de cerdas macias para escovar o metal, sem muita força;
- Se o zinabre permanecer, deixe o bicarbonato mais um pouco e repita a operação.
É um método simples, após terminar, o mais indicado é fazer a limpeza com o álcool isopropílico específico para limpeza de componentes eletrônicos, ele retira praticamente toda a umidade presente em todo o sistema de placas e acaba de vez com a oxidação do celular.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui