5 cuidados ESSENCIAIS antes de comprar um Playstation usado; fique atento e evite problemas

Todo cuidado é pouco na hora de comprar um Playstation usado! Confira as dicas que separamos para evitar golpes e surpresas desagradáveis.

Conforme os gamers vão se atualizando e entrando para a nova geração de consoles, o mercado de usados se aquece. Essa pode ser uma ótima oportunidade para quem busca um Playstation usado. Porém, tal compra exige cautela.

publicidade

Fonte: Unsplash/Reprodução

Isso porque, infelizmente, há muita gente querendo aplicar golpes e tirar vantagem. Você certamente conhece histórias de pessoas que compraram videogames e receberam tijolos, ou algo assim, não é mesmo?

Pois bem, se você quer um Playstation usado, não se desespere: o Bit Ensina de hoje vai te dar dicas valiosas para uma negociação segura!

  1. Desconfie de ofertas “boas demais”;
  2. Conheça o vendedor;
  3. Veja o produto fisicamente;
  4. Teste o Playstation usado;
  5. Cuidado com os consoles banidos.

1. Desconfie de ofertas boas demais para um Playstation usado

Quem conhece videogames tem uma boa noção de quanto vale um console usado. Por isso, ao se deparar com uma oferta que parece “boa demais para ser verdade”, desconfie. Provavelmente é algum tipo de golpe.

publicidade

Então pesquise, entenda o valor médio cobrado por um Playstation usado. A pessoa que tentar economizar demais pode acabar sendo enganada.

2. Conheça o vendedor

Grupos de compra e venda nas redes sociais costumam ser uma boa forma de fazer negócios. Se um anúncio chamar a sua atenção, chame o vendedor para conversar, tire suas dúvidas e veja se ele está de boa vontade.

Se possível, tente descobrir a reputação do vendedor com compras e vendas online. As próprias comunidades costumam denunciar os golpistas, para evitar que mais  pessoas sejam enganadas.

3. Veja o produto pessoalmente

Embora comprar pela internet seja muito prático, quando se fala de produtos usados, todo cuidado é pouco. Ninguém quer receber um tijolo, então dê preferência para vendedores da sua região, que lhe permitam ver o produto pessoalmente.

Uma boa inspeção visual diz muito sobre o estado de conservação de um videogame. Está sem marcas ou avarias? Parece já ter sido aberto? Todos os parafusos estão no lugar Como estão os controles e acessórios? E os cabos? Avalie tudo para não ter surpresas desagradáveis.

4. Teste o Playstation usado

Melhor do que ver o produto pessoalmente, é conseguir testá-lo. Isso pode ser arranjado se a negociação for feita na casa do vendedor, ou na sua. Tire uns minutos para ligar o videogame, coloque um jogo para rodar, veja se tudo está funcionando como deveria.

Fique atento a barulhos estranhos ou qualquer coisa que pareça errada. Coloque e tire um disco do aparelho. Jogue por alguns minutos e teste os analógicos e todos os botões do controle.

5. Cuidado com os consoles banidos

A Sony pode banir permanentemente da sua rede PSN usuários que infrigem de alguma forma as regulamentações de uso do serviço. E o banimento pode se aplicar ao console, não só à conta do usuário.

Se um Playstation usado está muito barato, pode ser um console banido. Isso quer dizer que você não vai poder jogar online nem baixar ou atualizar jogos. Se puder testar o aparelho, verifique se ele se conecta à rede PSN.

Seguindo essas dicas, você consegue um Playstation usado que não vai te dar dor de cabeça, e está pronto para curtir ótimos jogos! Boa compra!

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Rodrigo Pscheidt
Escrito por

Rodrigo Pscheidt