A resolução é um dos destaques na ficha técnica de uma televisão, as populares smart TVs. Entretanto, nem sempre o consumidor sabe aproveitar ao máximo o potencial do aparelho para ter a melhor qualidade de imagem possível.
Isso porque vários dos ajustes de fábrica tendem a atrapalhar o desempenho da tela, e não aprimorar o desempenho como fazem acreditar. Neste sentido, simples ajustes têm o poder de otimizar a qualidade da televisão. Pensando nisso, o Bit Magazine reuniu cinco dicas capazes de melhorar a sua experiência televisiva.
Desativar a economia de energia
Como o próprio nome indica, a economia de energia tem o objetivo de fazer com que a televisão gaste menos e tenha o consumo de luz reduzido. O ponto é que essa função reduz o brilho da tela, promovendo um impacto negativo na qualidade da imagem, inferiorizando a experiência de quem assiste o conteúdo transmitido.
Desligar o realce de contorno
Atualmente, praticamente toda televisão smart contém um ajuste chamado de realce de contorno ou aprimoramento de borda. Ele tem o propósito de atenuar os limites entre dois elementos na tela. O resultado, teoricamente, é uma imagem mais realista.
O impasse está relacionado ao fato de que, esse efeito se assemelha a um filtro. Em tese, a proposta não atinge o objetivo efetivo, que é o de melhorar a resolução das imagens. Pelo contrário, pode gerar ruídos desnecessários e indesejados. Ou seja, é bem melhor manter essa função desativada.
Aumentar a resolução
A resolução de uma televisão é um dos principais fatores que influenciam na decisão de compra por determinado modelo. Contudo, a qualidade máxima nem sempre já vem ativada nas configurações de fábrica. Muitas vezes, as marcas oferecem um padrão de resolução inferior, pois tendem a consumir menos recursos e o processamento é mais ágil.
Mudar a temperatura de cor
A temperatura de cor tem o poder de interferir nas fontes de luz do display. Na prática, quanto mais fria a temperatura, mais azulado será o tom da imagem. Em contrapartida, quanto mais quente, maior será a tendência para a cor amarelada.
É bastante comum que os fabricantes mantenham a temperatura no espectro frio, possibilitando que o consumidor ajuste de acordo com o gosto próprio. Para isso, é só acessar as configurações e selecionar os recursos avançados para iniciar a busca pela temperatura da imagem.
Usar os modos de imagem corretos
As smart TVs já vêm com modos de imagens pré-definidos, como esportes, jogos e filmes. Cada uma delas contém especificações de brilho, temperatura, contraste e outros ajustes adequados para cada tipo de uso. Um exemplo é o modo de jogos, bastante comum em televisores mais atuais, pois otimiza o tempo de resposta do aparelho à taxa de quadros do console, promovendo mais fluidez.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui