Perder arquivos durante uma formatação, vírus ou mesmo ao deletar por engano é algo bastante comum, o que muitas vezes acaba gerando um transtorno para os usuários. Isso sem esquecer daquela foto ou documento antigo que você apagou e limpou da lixeira por achar que não tinha mais utilidade, e agora por alguma razão está precisando. Então, para te livrar de passar por esse tipo de problema, vamos te mostrar como conseguir recuperar arquivos deletados.
Para te ajudar nesse processo, existem diversos softwares de recuperação de dados que vão simplificar e facilitar a recuperação de arquivos e pastas excluídos em seu computador, dispositivo móvel ou centro de armazenamento. Ao instalar um desses em seu computador, vai estar prevenido contra a perda de itens do seu acervo.
5 melhores softwares para recuperar arquivos deletados
Antes de começar, vamos te lembrar que todos os programas listados são gratuitos. Portanto, alguns recursos extras podem ser adquiridos nas versões pagas. Dito isso, vamos a lista!
5 – Minitool Partition Recovery
O Minitool Partition Recovery é um software bem redondinho e conta com boas ferramentas para fazer a sua restauração de um jeito simples e fácil. Aliás, vale destacar a interface muito intuitiva e fácil de usar quando precisar fazer a recuperação de arquivos.
O programa é gratuito, mas esta versão só te permite recuperar arquivos com até 1 GB de tamanho, o que deve ser suficiente para maioria das pessoas.
Se quiser recuperar arquivos maiores, basta assinar o plano pago. E por fim, o grande destaque fica com a função que permite recuperar dados em dispositivos formatados ou danificados, sendo bem difícil de encontrar por aí.
4 – Wise Data Recovery
O Wise Data Recovery é sem dúvidas um dos mais programas mais simples de se usar. Basta abrir iniciar o aplicativo, selecionar a partição (HD ou SSD) que deseja escanear e ele vai fazer tudo por conta própria. Em seguida, todos os documentos que podem ser recuperados vão ser mostrados, basta selecionar aqueles que deseja restaurar e pronto.
Embora a versão gratuita não tenha tantas opções avançadas ou otimização, ele apresenta uma interface simples e intuitiva, principalmente para pessoas sem experiência com este tipo de programa. No final, mesmo tendo limitações, o software cumpre os seus objetivos.
3 – Recuva
O Recuva é um dos mais populares programas gratuitos feitos para recuperar arquivos no Windows. E para aqueles que não tem tanta experiência com softwares, sem problemas, o programa disponibiliza duas opções, o modo “Assistente” e o modo “Manual“, basta escolher o seu e começar a restaurar os dados excluídos do dispositivo.
O modo Assistente abre opção para que você selecione o tipo de pesquisa em “Todos os arquivos“. Ou seja, ele vai tentar restaurar imagem, músicas, documentos, vídeos, comprimidos ou e-mails. Depois, você pode selecionar todos os locais do seu computador para pesquisa.
2 – EaseUS Data Recovery Wizard
O EaseUS Data Recovery Wizard é um programa leve e com interface bastante intuitiva. Valendo destacar que ao executar o programa, ele vai te guiar por um verdadeiro passo a passo pelo processo de recuperação dos seus dados ou arquivos.
Ao executar o programa logo após excluir partições, documentos ou ter arquivos corrompidos por vírus, ele vai conseguir recuperar tudo. E se quiser um programa ainda mais funcional e com mais recursos disponíveis, basta assinar um dos planos pagos.
1 – Pandora Recovery
No topo da nossa lista está o Pandora Recovery. Isso é bem simples de entender, pois se trata da opção com maior número de ferramentas avançadas e otimizações possíveis, realizando um escâner ainda mais profundo e eficiente. Esse programa pode fazer varredura em qualquer tipo de dispositivo HD ou SSD (armazenamento), removível ou interno, proporcionando ainda mais funcionalidades.
Na contramão, com tantas opções disponíveis a interface acaba não sendo das mais simples, porém, com tantos recursos oferecidos isso fica em segundo plano. Mas, vale mencionar que o Pandora Recovery oferece diversas dicas sobre seus recursos para melhorar a experiência dos seus usuários.
Onde ficam os arquivos excluídos?
Os arquivos excluídos por padrão são mandados para a Lixeira. Eles só são removidos do sistema do PC ao limpar a lixeira ou apagar os arquivos de forma definitiva.
Onde ficam os arquivos excluídos da Lixeira?
Ao excluir um arquivo da lixeira ou deletá-lo permanentemente, apenas o acesso por meio do índice do sistema é perdido. Assim, os dados continuam armazenados no disco, mas de forma fragmentada.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui