5 piores smartwatches para praticar exercícios: FUJA desses modelos
Se você está cheio de disposição para começar atividades físicas, fique atento aos 5 piores smartwatches para exercícios e fuja deles.
Uma das piores sensações que o consumidor pode ter ao adquirir um produto é ser enganado. Isso pode acontecer com absolutamente todo produto, quando ele não corresponde as expectativas criadas. Na tecnologia não é diferente e hoje vamos falar dos piores smartwatches para praticar exercícios. Como existem inúmeros modelos vamos citar alguns e explicar os motivos que os fazem tão ruins.
O barato que pode sair caro
Uma verdade precisa ser dita, nem todo mundo está com dinheiro sobrando para investir em um produto de alto padrão. O problema é se fixar tanto nessa questão e, por um breve descuido ou a tentativa de obter vantagem, ser levado a adquirir algo muito ruim.
Não é algo específico dos piores smartwatches para exercícios. Esse tipo de situação já aconteceu ao menos uma vez com todos nós. Comprar algo que está muito abaixo do valor de mercado traz essas pegadinhas.
Não podemos esquecer nunca que ao comprarmos um produto, temos objetivos claros para o seu uso, e eles precisam ser atendidos para o mínimo de satisfação.
Os piores smartwatches para exercícios não oferecem nada
Esse é o grande problema dos piores smartwatches para exercícios, tudo que se espera deles não é entregue. Ainda podemos dizer mais, esses modelos ruins podem ser tão fracos que nem deveriam ser chamados smart.
O mínimo que se espera de qualquer produto para exercícios ou práticas esportivas é durabilidade e resistência. E como algo que economiza tanto em sua construção pode oferecer isso? Fica muito difícil.
Existem bons produtos por preços mais convidativos, com certeza, mas nenhum deles é algo extremamente barato. Escolher um smartwatch simplesmente por preços surpreendentes vai te trazer, no máximo, um reloginho com display.
5 piores smartwatches para praticar exercícios
Como falamos antes, existem muitos outros exemplos de smartwatches verdadeiramente ruins para a prática de exercícios (inclusive com a queda no número de vendedores por links afiliados), mas tentamos montar uma lista com alguns destaques negativos:
- Xigmer Lunar;
- Smartwatch D20;
- Smartwatch W34 (IWO 8 Lite): a marca até faz bons smartwatches, mas não é o caso desse modelo;
- Smartwatch D13;
- Smartwatch K8.
Características comuns dos piores smartwatches para exercícios
Essa pequena lista que montamos acima com os piores smartwatches para exercícios chega a ir além, esses dispositivos são ruins para qualquer coisa, inclusive se você for praticar atividades físicas.
Os motivos de seus problemas comuns, uns apresentando mais que outros, mas de uma forma geral atravessam todos os modelos indicados.
Todos os modelos que separamos são os famosos “baratos que saem caro”, a grande maioria ou todos estão na faixa abaixo dos R$ 200 para compra.
Falta de informação e navegação ruim
Seus manuais são muito simplórios e ruins (isso quando não vem em idioma que poucos endentem). Falta muita informação inclusive sobre suas capacidades, como algum tipo de resistência a água, etc. Por serem tão fracos, nem pense em colocar algum deles dentro da água.
A navegação é outro problema, como ligar, ativar as funções ou interagir com o menu, todos os modelos precisam de horas para entender o seu funcionamento e, somados a lentidão do sistema, tiram a paciência de qualquer um.
Sensores que não medem a realidade
Uma função básica nos smartwatches de hoje, e nos voltados para exercícios se torna crucial. Os sensores possibilitam medir a quantidade de passos, distância de um treino, frequência cardíaca, pressão, qualidade do sono. Nesses modelos é pura ilusão, não marcam de forma precisa ou simplesmente inventam, um risco para a saúde.
Corpo frágil e sem resistência a umidade
O material de que são feitos é muito mais frágil que aparelhos de preços um pouco mais elevados, fica difícil cobrar um investimento da marca em algo que se dispõe a ser tão barato.
Falamos de resistência a água que não tem, mas alguns dos modelos apresentam problemas inclusive com a umidade do corpo. Como não considerar os exemplos como os piores smartwatches para exercícios se eles não suportam suor.
Navegação lenta
Se mesmo após todas as características que dificultariam a boa prática de exercícios você ainda quiser adquirir um para o dia a dia. Prepare-se para ficar muito irritado com o seu simples “relógio de pulso” que travará inúmeras vezes ao navegar pelos menus.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos. Desde então, atua como editor no Grupo Gridmidia.