O Instagram muito provavelmente não voltará a ser somente uma rede social de fotos. Porém, se você quer migrar para outra plataforma, confira algumas que o foco são as imagens estáticas.
Nova era do Instagram – difícil de retroceder
Dificilmente o Instagram voltará a ser uma rede social de – apenas – fotos. Mesmo voltando com algumas decisões, a chefia da plataforma já afirmou que vão tirar o pé do acelerador, mas que não irão voltar o foco para imagens.
Agora, o objetivo é fazer do Reels a grande cartada da companhia e bater de frente com o TikTok na produção de conteúdo voltada para os vídeos curtos.
Até uma petição para que o Instagram “volte a ser o que era antes” alcançou mais de 100 mil assinaturas – dentre elas, influencers mundiais -, mas nem isso foi o suficiente para que reconsiderassem.
Porém, se você ainda quer estar em uma rede social focada em fotos, confira algumas para você iniciar a sua jornada:
1. Flickr
Site gratuito, o Flickr está na internet há muitos anos e recebe imagens de fotógrafos do mundo todo.
O aplicativo tem dois tipos de contas: Free e Pro. As contas gratuitas vêm com algumas limitações: você só pode enviar até 1.000 itens e não pode postar o que o Flickr chama de “conteúdo moderado e restrito” – nudez parcial e total e outras proibições sexuais.
Além disso, contas gratuitas não permitem mais de 50 fotos não públicas. E, assim como o Instagram, a conta gratuita do Flickr inclui anúncios – neste caso, no topo da página, na lateral e, ocasionalmente, no próprio photostream.
2. VSCO
Além de ser um excelente aplicativo de edição de imagens, o VSCO também permite que você publique suas fotos por lá e crie sua própria página.
Atualmente, está lançando um novo recurso chamado VSCO Spaces, que permite aos membros criar galerias compartilhadas “em torno de um tema, estilo de fotografia, evento ou local específico”.
3. Pixelfed
A plataforma se anuncia como “uma plataforma de compartilhamento de fotos gratuita e ética sem anúncios, análises de terceiros ou rastreamento.” Porém, ele não é tão intuitivo quanto parece.
Para participar, você seleciona um dos vários servidores Pixelfed (ou pode criar o seu próprio usando o código de fácil acesso). É uma rede social com pouquíssimos usuários.
Mesmo com algumas ressalvas, o Pixelfed tem uma interface parecida com a do antigo Instagram, mas não é o ideal se você está em busca de seguidores.
4. 500PX
Site apenas para profissionais, o 500PX não aceita fotógrafos amadores – ou fotógrafos que estão ali apenas pela “zueira”.
O 500px oferece aos profissionais um lugar para armazenar, exibir e licenciar seu trabalho — e receber comentários.
O plano gratuito tem sim alguns anúncios, mas há a possibilidade de assinar a plataforma também.
5. Pinterest
Queridinho das inspirações, o Pinterest é uma rede social gratuita que você pode publicar fotos e vídeos.
Além disso, é possível fazer pastas com assuntos que você gosta e ele também modela o algoritmo para aparecer mais coisas que você se identifica.
Também é possível seguir contas que você quer e definir padrões de recebimento de imagens, que tal?
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui