7 características que o iPhone roubou do Android
Veja agora mesmo 7 características que o iPhone roubou do Android e que deixaram os aparelhos ainda melhores. Confira!
A “guerra dos sistemas” travada entre a Apple e Google é sem dúvidas uma das melhores possíveis. Enquanto o sistema da maça, o iOS, é embarcado apenas no iPhone e em outros aparelhos da marca, o Android do Google pode ser encontrado em aparelhos de todas as empresas do mundo. Em meio a isso, as empresas estão sempre inovando e tentando ficar um passo a frente da outra. Mas, o que acontece quando uma ideia é realmente boa?
Guerra de ideias
Sempre que Apple ou Google lançam uma nova função, ferramenta ou opção para o seu sistema, se a ideia for realmente boa, é natural que ela seja “roubada” ou adaptada pela concorrente. Afinal, nenhuma das duas quer ficar para trás nessa corrida tecnológica.
E claro, nessa disputa, quem mais ganha são os usuários. Então, para te deixar por dentro dessa batalha, já fizemos uma lista para você, com as 7 características que o Android roubou do iPhone. E agora, é hora de fazer o caminho reverso e te mostrar 7 características que o iPhone roubou do Android.
7 características que o iPhone roubou do Android
Então, agora vamos conferir as ideias que o sistema iOS do iPhone “herdou” do Android e implementou no seu próprio.
1. Notificações
Embora possa ser uma funcionalidade bem simples, a opção “Limpar todas” na aba de notificações não existia até pouco tempo no iPhone. Usuários mais antigos da marca vão se lembrar, era preciso remover as notificações uma por uma. Enquanto no Android, essa funcionalidade existe a muitos e muitos anos.
Além disso, o iPhone há muito tempo já consegue responder mensagens ou outras notificações sem precisar abrir o aplicativo. Contudo, essa função também chegou primeiro para o Android.
2. Widgets
A tela cheia de funcionalidade do iPhone, com informações de tempo, transito, atividades agendadas e muitas outras, foi uma ideia tirada do Android. A função desses Widgets só chegou para os aparelhos Apple no iOS 10, mas já existia desde os primórdios no sistema do Google.
3. Ligar tela ao levantar
Um recurso simples e bastante cômodo, levantar o aparelho e ele ligar a tela sozinho, só foi implementando no iPhone em 2016. Porém, algumas fabricantes como a Motorola já tinham essa função aplicada em seus celulares 3 anos antes.
4. Tela multitarefa
A tela dividida é um dos recursos mais úteis para pessoas que precisam realizar muitas tarefas simultaneamente, pois manter 2 aplicativos abertos no display é bastante funcional. Contudo, essa função, que foi bem aguardada pelos usuários do iPhone, já existia no Android há um bom tempo.
5. Modo economia de bateria
O Android é bastante aberto e as empresas que usam o sistema podem fazer modificações, deixando com a cara que a sua empresa deseja. É assim com a Samsung, Xiaomi e outras. E ainda lá em 2013 a HTC lançou o One M7 com o modo de “Economia de Energia” embarcado. Então, o Google adicionou o recurso como parte fixa do sistema Android. Observando o sucesso, em 2015 a Apple adicionou essa funcionalidade para o iPhone e seus outros dispositivos.
6. NFC
Os pagamentos via NFC estão se tornando cada vez mais comuns, afinal, o smartphone está sempre com você. Por isso, nada melhor do que ele servir como cartão. Atualmente, o iOS já conta com o recurso há muitos anos, desde o iPhone 6. Contudo, vale destacar que a função já tinha chegado 3 anos antes para os usuários do Android.
7. Maps
No princípio, o iPhone usava o Google Maps. Contudo, a parceria foi encerrada e a empresa começou a inserir o seu Apple Maps nos dispositivos. Porém, o aplicativo era cheio de falhas, com poucas funcionalidades e até motivo de piadas no seu começo. O tempo passou e o Apple Maps melhorou bastante, incorporou muitos recursos existentes no Google Maps e hoje consegue fazer um bom trabalho.
Qual a diferença entre o iOS e o Android?
As diferenças são muitas, mas a principal delas fica por conta da distribuição. O iOS é encontrado apenas no iPhone e em aparelhos da Apple. Enquanto o Android pode ser encontrado em dispositivos de todas as outras marcas de smartphones.
Por que o iPhone é mais caro do que a maioria dos outros aparelhos?
A principal razão são os impostos aplicados sobre os aparelhos. Além disso, o preço do aparelho é baseado no dólar, e com a desvalorização do real o preço acaba subindo ainda mais.
Quais empresas usam o Android?
Com exceção da Apple, quase todas fabricantes de celular usam o sistema Android. Samsung, Xiaomi, Oppo e Motorola são alguns exemplos.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.