Hoje em dia se usa o smartphone para tudo, desde entrar em redes sociais e assistir vídeos até gerenciar suas contas, acessar bancos e serviços do governo. Isso quer dizer que um monte de informações pessoais passam pelos dispositivos todos os dias. Aprenda neste artigo a como deixar o seu Android mais seguro e proteger seus dados.
Android é de longe o sistema operacional mais utilizado
Embora muito se fale em iPhones e nos dispositivos da Apple, quando se trata de números simplesmente não dá para bater o Android. Hoje, no mercado, tem muito mais pessoas usando um aparelho com o Sistema Operacional mobile do Google do que o da Apple.
Segundo dados do Statcounter, cerca de 72% dos usuários de aparelhos mobile no mundo utilizam um Android, enquanto apenas 27,5% rodam um iOS.
E o mais incrível desses números é que, se comparados a um ano atrás — 70,74% de usuários com um aparelho Android e 28,5% dos usuários com um dispositivo mobile iOS —, mostram uma tendência de crescimento do mercado de dispositivos Android, enquanto os da Apple vão lentamente perdendo espaço.
Por outro lado, se comparado com o seu principal concorrente, o sistema do Google também é considerado pelos utilizadores como um sistema bem mais vulnerável. Mas isso pode ser consertado com apenas alguns simples cuidados e configurações no dispositivo.
Aumentando a segurança do seu smartphone Android com configurações simples
Um dos principais charmes dos smartphones Android é o quão customizáveis eles são. Os usuários conseguem mexer em tudo, desde a aparência até configurações de segurança do dispositivo, e instalar praticamente qualquer aplicativo, mesmo fora da loja oficial do aparelho, o que é uma coisa boa e ruim simultaneamente.
Enquanto isso dá mais poder e liberdade para quem usa, os próprios usuários podem colocar seus dados em risco, desabilitando funções necessárias para a proteção do sistema, e gerando falhas que permitam invasões no celular, por exemplo.
Mas a boa notícia é que também tem várias coisas que você pode fazer para deixar seu smartphone mais seguro. Você vai aprender 7 delas abaixo!
1. Instalar somente aplicativos de lojas oficiais
Se tem uma coisa quase todo usuários de Android já vez foi permitir a instalação de um aplicativo de terceiro. Embora essa seja uma ótima maneira, em alguns casos a única, de conseguir acessar algum serviço específico, ela representa um risco enorme para o aparelho.
Não só você está instalando um aplicativo que não passou pelo rígido processo de inspeção das lojas oficiais como você ainda tem que habilitar a opção de fontes desconhecidas, o que pode resultar em aplicativos maliciosos sendo instalados em seu dispositivo sem que você saiba.
Para evitar isso, é só usar apenas a loja padrão do seu dispositivo, e nunca permitir a instalação de fontes desconhecidas, mais ou menos como acontece no iOS.
2. Mantenha seu aparelho Android atualizado
Tanto o sistema do smartphone quanto os aplicativos recebem atualizações constantes para manter o seu bom funcionamento e várias dessas atualizações são relacionadas a novos recursos de proteção para o seu dispositivo. Assim, manter seu sistema ou aplicações desatualizados pode trazer vários problemas para você no futuro.
Para arrumar isso, abra sua loja de aplicativos, acesse as configurações e ative a opção de atualizar aplicativos automaticamente.
Na Google Play isso pode ser feito clicando na imagem do usuário e navegando até Configurações > Preferências de rede > Atualizar apps automaticamente. Agora é só escolher as melhores opções para você.
No caso de atualizações do sistema — funções e interface — vai variar muito de dispositivo, mas você deve encontrar essas opções no menu “Configurações”, pesquisando por “Atualizações” na barra de pesquisa.
3. Colocar senhas no aparelho
Sim, nem todo ataque vai acontecer através da internet. Para proteger seu aparelho de pessoas que possam ter um contanto físico com ele, a melhor opção é bloquear seu aparelho com uma senha.
Você pode fazer isso em qualquer smartphone Android acessando o menu de configurações e procurando por “Senhas e segurança”, ou algo parecido.
Esse é o seu hub de segurança do dispositivo, onde você pode definir senhas e comportamentos do aparelho, como bloqueio de telas, etc. Você pode navegar por esses menus e alterar da forma como você quiser, mas é bom ativar pelo menos algumas dessas opções, caso seu dispositivo as possua:
- Bloqueio de tela;
- Desbloqueio por impressão digital;
- Senha de Proteção de Privacidade;
- E configurar um padrão, ou PIN.
4. Faça um backup
Para evitar que você perca seus dados em caso de um acidente ou roubo, uma boa opção de segurança é ativar o backup no seu celular.
Você pode fazer isso acessando as configurações e indo até à opção “Google”. Lá é só navegar até “Backup” e “Fazer backup agora”.
Backups feitos assim ficam disponíveis no seu Google Drive, no menu “Backups”.
5. Não se conecte a qualquer rede
Ter Wi-Fi de graça é algo sempre bem-vindo, mas ao se conectar em redes estranhas você pode estar colocando seus dados, e até seu aparelho, em risco.
O mesmo vale para o Bluetooth. Pessoas mal intencionadas podem assumir o controle do seu smartphone Android sem que você nem perceba em questões de segundos.
Em lugares desconhecidos, tente sempre usar os dados móveis e manter seu Bluetooth desligado.
6. Troque o navegador do seu Android
Por padrão, os aparelhos vêm usando o Chrome ou algum navegador proprietário. E embora eles funcionem até bem, você sempre vai ficar com a pulga atrás da orelha sem saber quais dados seus eles estão coletando. Para mudar isso você pode instalar um aplicativo como o Brave, e ativar as opções de privacidade dele.
É só abrir o navegador, clicar nos três pontinhos para abrir o menu e navegar até Configurações > Proteção do Brave e privacidade.
Nesse menu você pode configurar o aplicativo como você quiser, bloqueando coisas como rastreadores de anúncio e até limpar os dados de navegação sempre que sair.
7. Encontre meu dispositivo
Outra configuração que a gente pode fazer no menu “Google” é ativar o recurso “Encontre Meu Dispositivo”, um recurso de segurança que permite que você encontre seu aparelho perdido / roubado ou até mesmo apague todos os dados nele.
Para ativá-lo, é só abrir as configurações do celular e navegar até Google > Encontre Meu Dispositivo e marcar a caixinha em “Usar o Encontre Meu Dispositivo”.
Agora você pode rastrear seu aparelho de onde você estiver acessando o site da empresa. É bom lembrar que para isso funcionar você vai ter que acessar o site com a mesma conta registrada no celular e ter a localização do seu aparelho ativada.
Android ou iPhone, qual é mais seguro?
Embora diversas pessoas afirmem que os iPhones são mais seguros do que os smartphones Android, isso não é completamente verdade. Sim, o iPhone vem com mais configurações de fábrica que fazem dele um dispositivo bem seguro, mas, se configurado corretamente, um celular Android pode oferecer o mesmo nível de proteção. Além disso, tanto o iOS quando o Android recebem atualizações de segurança de forma constante.
Pronto! Seguindo essas dicas e fazendo essas configurações, o seu aparelho Android agora vai estar bem mais seguro. Comenta aí se elas foram úteis para você!
Fontes: PrivacySavvy, Statcounter, Vivo
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui