7 formas de usar o ChatGPT para facilitar muito a sua vida [Inteligência artificial]
Precisa de uma ajudinha em algumas tarefas do dia a dia? Saiba que o ChatGPT pode te ajudar e muito em diversas situações e poupar tempo.
O novo queridinho da internet pode ser muito útil no seu dia a dia em diversas ocasiões, hoje vamos falar de 7 formas de usar o ChatGPT para facilitar muito a sua vida. O produto lançado pela OpenAI promete resolver muitos problemas com seu chatbot baseado puramente em inteligência artificial, fornecendo resultados melhores para dúvidas comuns dos usuários e até ideias para serem desenvolvidas.
O que é o ChatGPT?
De forma bem simples, o ChatGPT é uma ferramenta de Inteligência artificial de processamento de linguagem natural (Natural Language Processing Tool) baseada em texto, ou seja, um chatbot de alta capacidade.
A tecnologia permite que o chatbot se comunique de uma forma bem próxima à nossa linguagem humana, respondendo questões e criando todo tipo de conteúdo, dependendo das instruções que lhe são dadas pela entrada (nossos comandos de texto).
Quando pensamos em conteúdo, podemos afirmar que o ChatGPT faz quase todo o tipo de coisa que solicitamos, o nível de complexidade de suas respostas vai aumentando com o tempo de uso.
A ferramenta praticamente não tem limites para sua capacidade de criação, apenas os dados inseridos dentro de seu banco, uma vez que ela não é conectada a internet. Os seus maiores exemplos de criação vão desde textos simples, estruturas complexas de conteúdo e sugestões de programação em linguagem de computador em questão de segundos.
7 formas de usar o ChatGPT para facilitar muito a sua vida
1. Planeje o seu dia no ChatGPT
É possível utilizar o ChatGPT para criar rotinas diárias mais benéficas para os usuários. Por exemplo, definindo todas as atividades que serão empregadas, separando-as por grupamentos com prioridades diferentes (ou nível de complexidade) e pedindo para a ferramenta criar uma sequência que não seja tão exaustiva e mais produtiva para se executar. Tudo depende de como você vai solicitar para o ChatGPT te ajudar.
Organize uma rotina diária saudável em formato de tabela onde no horário compreendido entre 08:00 às 17:00, eu tenha que “escrever um capítulo do meu romance”; “trabalhar no Bit Magazine”; “tomar café”; “almoçar”; “descansar por 30 minutos”. Sendo que: “trabalhar no Bit Magazine” tem prioridade de valor 3, “tomar café” e “descansar por 30 minutos” e “almoçar” tem prioridade 2, “escrever um capítulo do meu romance” tem prioridade 1″
2. Redação em outros idiomas
Outra mão na roda que o ChatGPT oferece é fugir das pequenas dúvidas de tradução, principalmente ao conversar com alguma pessoa de outro país. Você pode pedir a inteligência artificial para reescrever aquele trecho composto por você em um segundo idioma no qual o usuário não tenha tanta familiaridade. Principalmente trechos maiores onde o Google tradutor “engasga”.
3. Explicar termos técnicos e público alvo
É possível usar o ChatGPT para explicar diversos termos técnicos, com abrangências diferentes. Seja determinando o público-alvo no qual se quer atingir, ou simplesmente delimitando a complexidade e palavras que poderão ser usadas pela IA. No exemplo abaixo, delimitei a resposta para ser a mais simples possível e focada em pessoas leigas de tecnologia.
4. Ajudar a criar códigos de programação no ChatGPT
A ferramenta opera em seu banco de dados com algumas linguagens de programação, como Python, por exemplo. Isso permite ao usuário pedir para a IA dar um exemplo de como escrever uma determinada função ou trecho de código na linguagem definida. Tudo que você precisa se preocupar é o objetivo daquele código e “contar para o ChatGPT”.
5. Melhores formas de abordar um assunto
Vamos dizer que você gostaria de pedir um aumento ao seu chefe, mas não sabe como, ou que precisasse dar um feedback, mas está se sentindo inseguro. Se esse tipo de situação te incomoda às vezes, você pode pedir ajuda ao ChatGPT. Basta explicar toda a situação para a IA, definir as variáveis, os pontos, o tom de voz e ele vai escrever ou reescrever algo de acordo com sua solicitação.
6. Tirar dúvidas históricas com ChatGPT
O banco de dados da ferramenta da OpenAI é alimentado com muita informação proveniente de bancos de livros, históricos, geográficos, etc. Pelo menos as questões mais simples de fatos históricos, são normalmente respondidos de forma eficiente por ela. Uma vez me peguei “trocando ideia” sobre a Guerra dos 100 anos, e a cada resposta do ChatGPT, fazia outra pergunta em cima da resposta anterior e o assunto fluía bem.
7. Modelo de e-mail
Muito simples, basta definir os parâmetros: para quem é, data, o motivo, o tom, o conteúdo da mensagem e solicitar ao ChatGPT para escrever um exemplo desse e-mail. A partir disso você faz as adaptações que julgar necessárias e pronto, mensagem enviada.
Mais importante do que uma receita de bolo de como fazer as coisas no ChatGPT é de fato interagir com ele, testar formas diferentes de perguntar o mesmo, ver se os resultados mudam com o tempo. Quanto maior for o número de interações com a IA e maior for a nossa experiência em lidar com ela, mais complexos e certeiros poderão ser os resultados.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos. Desde então, atua como editor no Grupo Gridmidia.