Ter o seu smartphone rastreado é uma preocupação real hoje em dia entre os usuários dos dispositivos. Afinal, caso alguém consiga te rastrear, tanto a segurança do aparelho quanto a dos seus dados e até a sua própria entram imediatamente em risco. Neste artigo, você conhecerá as melhores formas de impedir alguém de rastrear seu celular e evitar possíveis ameaças à sua segurança!
7 formas para impedir alguém de rastrear o seu celular e se manter protegido
É um fato que as empresas de tecnologia te rastreiam usando sua atividade na internet. Isso quer dizer que elas sabem exatamente onde você está praticamente o tempo todo.
Desde seu aplicativo de corrida e exercício, até sua rede social preferida, o seu smartphone é basicamente um GPS que pode acabar levando os outros até a sua localização.
Obviamente, isso é um risco enorme para a sua segurança e privacidade, mas a boa notícia é que existem maneiras de impedir que isso aconteça. Abaixo você vai conferir 7 das principais delas!
1. Desabilitando a Localização para impedir os outros de rastrear seu celular
Esse pode ser o meio mais efetivo para impedir que sua localização seja passada para terceiros.
Ao desabilitar as funcionalidades de localização, o seu smartphone vai parar de usar o GPS para ver onde você está, o que quer dizer que os aplicativos que usam esse serviço para te rastrear também vão ficar no escuro.
Para desativar a localização acesse o menu de configurações e toque em “Localização”. Agora é só desabilitar o acesso à localização clicando no botão.
2. Desabilitando a Localização em aplicativos específicos
Caso ainda tenha algum serviço que você usa que precisa acessar o GPS do seu dispositivo, como o Maps, é possível alterar individualmente o acesso à localização do aparelho.
Para fazer isso é só abrir o menu de configurações e procurar pela seção “Proteção de Privacidade”. Agora é só tocar em “Localização” para abrir a página de controle individual por aplicativo. Clicando nos 3 pontinhos no canto superior direito você pode mostrar até os serviços do próprio aparelho.
É só escolher o aplicativo ou serviço que quer gerenciar e configurar ele de acordo com suas preferências.
3. Desabilitar o Bluetooth e ativar o Modo avião
Além de economizar bateria, essas opções te deixam praticamente invisível. Dispositivos próximos não vão conseguir te detectar e o seu Wi-Fi e dados móveis também serão desligados automaticamente.
Para fazer isso é só arrastar de cima para baixo no seu aparelho e tocar nos ícones que representam o Bluetooth e o Modo avião.
Caso queira se conectar de novo, é só ativar o serviço desejado ou desativar o Modo avião por completo.
4. Impedir alguém de rastrear o seu celular usando uma VPN
Manter o uso do seu aparelho privado é muito difícil. Você sempre vai precisar usar algum serviço e se conectar com a internet, expondo sua localização e seus dados.
Para continuar usando seu celular normalmente sem se preocupar com questões de privacidade, é possível recorrer a uma VPN (Rede Privada Virtual) que te esconde dos olhos curiosos da internet.
Existem diversos serviços pagos e gratuitos por aí, mas se você está realmente preocupado com sua segurança, é melhor optar por um pago como o NordVPN ou o ExpressVPN. Ambos funcionam tanto para Android quanto para iOS e desktop.
5. Usando navegadores voltados para segurança e privacidade
O navegador que você usa tem um papel importante na sua privacidade. A maioria deles registra e até compartilha as suas informações de localização sempre que você os usa.
Para evitar isso é possível instalar navegadores voltados para segurança, como Brave Browser ou até mesmo o Tor Browser (para aqueles mais danadinhos que pretendem acessar também a Deep Web).
Cada um deles possui diversas opções para você se manter seguro e navegar tranquilamente na internet.
Enquanto o Brave tem opções como bloqueadores de trackers e anúncio, o Tor utiliza sua conexão com a rede Onion para te deixar praticamente invisível, mas a conexão fica muito mais lenta. O Tor não permite nem fazer capturas de tela enquanto está em uso.
6. Não instale aplicativos de forma insegura
Muitas vezes, você pode acabar tendo seu celular rastreado após instalar um aplicativo de fonte desconhecida.
Embora fazer esse tipo de instalação seja possível (no Android), as chances de você expor seu smartphone a um vírus é bem grande. Principalmente quem usa esse método para baixar aplicativos pagos “de graça” ou aplicativos modificados que oferecem recursos extras.
Além de arriscar ter alguém rastreando todos os seus passos, você pode acabar permitindo que indivíduos mal-intencionados se apossem de dados importantes seus. Então é bom evitar ao máximo instalar apps que não são da loja oficial do aparelho.
7. Mantenha seu aparelho atualizado
As atualizações, tanto de aplicativos quanto de serviços e até do próprio OS (Sistema Operacional), são de extrema importância para a segurança dos seus dispositivos.
Softwares desatualizados são usados o tempo todo por hackers para realizar invasões. Além disso, as atualizações trazem novos recursos e melhorias de performance.
Dicas extras para impedir alguém de rastrear o seu celular
Mesmo que você faça tudo isso, de nada vai adiantar se você continuar usando os aplicativos e serviços errados.
A maioria das empresas vai realizar algum tipo de rastreio de localização para saber onde você está. Se não gosta disso, é possível usar alternativas de código aberto. Elas geralmente não invadem tanto a privacidade dos usuários.
Você pode encontrar várias dessas alternativas instalando o F-Droid, uma loja de aplicativos grátis e open source (código aberto), mas elas também aparecem nas lojas padrões dos smartphones.
Caso mudar os aplicativos não seja o suficiente, pessoas no Android podem substituir completamente o OS dos seus aparelhos por uma versão voltada para segurança e privacidade, como o GraphenOS.
Fontes: wikiHow, PrivacyPros
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui