Mais rápido que a luz: cientistas alcançam façanha incrível, qual será o próximo passo?

Pesquisadores deixaram a velocidade da luz para atrás em um experimento recente! A descoberta gera empolgação, mas o que muda agora?

velocidade da luz é uma das máximas que conhecemos na natureza, sendo um dos sonhos do homem alcançá-la. A incrível velocidade de 299.792.458 metros por segundo poderia nos levar para a lua em menos de 2 segundos. Mas alguns cientistas chegam a um feito histórico após acelerarem fótons acima dessa velocidade indescritível.

publicidade
Cientistas passam a velocidade da luz

A velocidade da luz ficou para trás – Imagem: Reprodução/Pexels

Ao infinito e além: para onde vamos agora?

A única ocasião em que humanos conseguiram viajar na velocidade da luz, não existe, afinal, este é um sonho de filmes e séries de ficção científica. Por outro lado, os cientistas de Lawrence Livermore National Laboratory, na Califórnia, e da Universidade de Rochester, em Nova York, nos deram uma luz de esperança.

Graças a um teste realizado em laboratório, estes cientistas conseguiram acelerar os fótons 30% acima da velocidade da luz. Os fótons são partículas elementares que formam a luz, de modo que elas se movem por meio de uma rede de campos elétricos e magnéticos.

Durante o experimento, os pesquisadores manipularam essas partículas dentro de plasma quente (gás ionizado). Desse modo, dentro do plasma, os cientistas alteraram os pulsos de fótons. Como elas geram grupos de ondas regulares conforme o ambiente, é possível mudar a velocidade das partículas.

publicidade

Agora poderemos viajar na velocidade da luz?

Infelizmente não é possível ainda realizar esta façanha, mas o estudo traz novos pontos para a física dos plasmas. Para sermos otimistas, é possível dizer que estamos na direção certa, afinal, algumas décadas atrás, alcançar a velocidade da luz era algo que a humanidade julgava impossível.

Com o conhecimento adquirido nesta pesquisa, é possível obter avanço na confecção de lasers. Desse modo, há a possibilidade de ampliar a tecnologia em criação de energia limpa por meio de fusão nuclear, além de poder melhorar ou produzir aceleradores de partículas mais avançados.

Conforme os conhecimentos que temos atualmente, um homem ainda não consegue viajar na velocidade da luz. Por outro lado, você sabia que se ultrapassarmos esta velocidade, na prática, o tempo retrocederá?

É isso que os estudos atuais apontam, contudo, a experiência seria uma das mais surreais para se experimentar na vida. Enquanto isso não acontece, basta nos contentar com a pipoca na mão e os filmes de Star Trek na tela da televisão.

Com informação: Physical review letters.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Moyses Batista
Escrito por

Moyses Batista