Não cometa estes 6 erros com seu Wi-Fi que podem atrapalhar o sinal

Seus dispositivos estão com problemas de conexão via internet sem fio? Veja se você tem problemas com o Wi-fi.

Sabe quando seu Wi-Fi está lento e você não sabe o que fazer? Bom, você pode estar errando em alguns pontos que atrapalham os sinais de transmissão, veja o que fazer.

publicidade

(Imagem: PxHere)

Wi-Fi lento ou com problemas

O Wi-Fi é um modelo de conexão feito por sinais de antenas responsáveis por decodificar as informações e transmiti-las “pelo ar” (lógico que não é pelo ar de fato, mas sim, pelas ondas de rádio que recebem informações justamente pelo cabo da internet que está conectado no roteador).

Este aparelho, vez ou outra, apresenta algumas interferências que podem estar comprometendo os sinais transmitidos, então, saiba o que fazer para solucionar isso.

Porém, antes de tudo, avalie a sua rede geral, não confie em testes de velocidade feito pelo smartphone. Vamos às dicas.

publicidade

Roteadores desatualizados

Claro que gastar dinheiro sempre é algo a se pensar, porém, pode ser que você esteja usando um roteador desatualizado e a verdade é que essa tecnologia já avançou muito nos últimos anos.

Por isso, caso esteja há muito tempo com este aparelho, saiba que a tecnologia dele pode estar ultrapassada e, mesmo que os pontos abaixo possam ajudar em alguma melhora, talvez comprar um mais novo seja a real solução.

Isso porque os próprios dispositivos mais novos dispõem de tecnologia muito diferenciadas e isso pode prejudicar o desempenho.

Mau posicionamento do aparelho

Parece básico, mas posicionar o seu Wi-Fi de uma maneira que ele consiga ficar melhor ambientado é crucial para melhorar o sinal.

Isso quer dizer que: se você precisa usar o Wireless no seu escritório ou mesmo na sala de estar, não é recomendado colocá-lo no quarto, por exemplo, pois fica mais longe.

É recomendado colocar o aparelho em um local central das suas atividades diárias.

Número de dispositivos conectados

Isso traz, de certa forma, o primeiro ponto apontado nas dicas. Tecnologias mais novas já conseguem “aguentar” mais dispositivos conectados e com mais velocidade, daí atualizar o roteador é uma opção.

Quanto mais dispositivos conectados, mais lento o sinal fica e mais difícil de conseguir estabilizá-lo.

Pense que, se você tem uma casa inteligente e cheia de produtos conectados ao Wi-Fi, todos eles “presos” ao mesmo roteador podem travar a internet.

Cabos antigos podem diminuir velocidade do Wi-Fi

Esse ponto é para os mais fissurados em tecnologia, mas sim, é possível que cabos mais antigos possam travar a transmissão de sinal wireless.

Isso acontece, principalmente, se o próprio dispositivo também é desatualizado, tornando duplamente prejudicial para a sua internet.

Congestionamento do canal

Calma, não estamos falando de TV (não diretamente). Este ponto diz respeito ao espaço “aéreo” dos sinais de transmissão. Se o seu vizinho tem a configuração wireless muito parecida com a sua, pode ser que isso acarrete problemas.

Para descongestionar, é preciso verificar a documentação do seu roteador e alterar para canais menos cheios (bandas de transmissão).

Extensor de Wi-Fi: mais alcance, menos velocidade

Caso more em um lugar grande e tenha optado pelo extensor de Wi-Fi, este dispositivo é ótimo para chegar a outros locais, porém, tem a velocidade reduzida.

Veja se seu extensor está configurado corretamente para a velocidade contratada, pois este extensor pode demandar demais do Wi-Fi principal e prejudicar ainda mais a latência do sinal.

Depois dessas dicas, fique de olho na sua conexão sem fio!

Com informações: Oi, How To Geek.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Mariana Souza
Escrito por

Mariana Souza