Salvando vidas: Apple Watch Series 8 foi fundamental para uma família no Reino Unido

O Apple Watch Series 8 mal foi lançado, mas já fez toda a diferença na vida de uma família inglesa, entenda o caso.

O Apple Watch Series 8 acabou de ser lançado, porém, já fez toda a diferença na vida de uma família do Reino Unido. O novo smartwatch da Apple conseguiu salvar a vida da mãe de um usuário do dispositivo.

publicidade

Fonte: Apple

O caso ocorreu no último fim de semana. Os pais de Jason Smith estavam em uma viagem, quando sua mãe foi acometida por um mal-estar.

“Recebi uma ligação do meu pai dizendo que mamãe não estava se sentindo nada bem. Ela estava muito tonta e sentia seu coração batendo muito forte. Eu disse a eles para encostarem e que chegaria lá o mais rápido possível”.

Jason então foi ao encontro de seus pais. Chegando lá, ele conferiu a pressão arterial da mãe, que parecia normal. Na verdade, ela não se sentia mais tão mal quando o filho chegou.

publicidade

Apesar disso, Jason colocou seu Apple Watch Series 8 no braço da mãe. O smartwatch da Apple tem um eletrocardiograma integrado, o que permite aos usuários medir o tempo e a intensidade dos sinais elétricos emitidos pelos batimentos do coração.

Apple Watch Series 8 detecta fibrilação atrial

Para surpresa de Jason e sua família, o dispositivo apontou um caso de fibrilação atrial. Esta condição ocorre quando os átrios do coração estão “fora de sincronia”, contraindo-se de forma irregular e arrítmica.

Fonte: Apple

A fibrilação atrial é um problema cardíaco que pode ser fatal quando não detectado. Para não arriscar um falso positivo, Jason realizou o eletrocardiograma do Apple Watch Series 8 mais algumas vezes em sua mãe.

“Fiz mais três ECGs para descartar quaisquer falsos positivos, mas cada um apresentou fibrilação atrial com frequência cardíaca acima de 160 bpm em repouso”.

Com base nesse diagnóstico, Jason e seu pai não tiveram dúvida: levaram a mãe até o pronto-socorro mais próximo. Chegando lá, os médicos confirmaram o quadro de fibrilação atrial. Em seguida, ela recebeu o tratamento adequado.

“Depois de uma estadia no hospital e uma série de medicamentos diferentes prescritos que ela terá que tomar daqui em diante, minha mãe está bem. Os especialistas do pronto-socorro que cuidaram dela disseram que, se não fosse pelo Apple Watch, havia uma grande probabilidade de ela não ter sobrevivido”.

Vale ressaltar que nem todo smartwatch possui a função de eletrocardiograma. O próprio Apple Watch só recebeu este recurso da geração 4 em diante.

De qualquer modo, está aí a comprovação de que ele faz diferença. Mais do que isso: a família de Jason é a prova de que dispositivos tecnológicos podem fazer toda a diferença em casos de vida ou morte.

Com informações: 9to5Mac

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Rodrigo Pscheidt
Escrito por

Rodrigo Pscheidt