Retrato do passado: dinossauro mumificado é encontrado bem preservado no Canadá

Em nova descoberta importante para a ciência, dinossauro fossilizado é encontrado em ótimo estado de preservação.

Um raro esqueleto de dinossauro foi encontrado por estudiosos da Universidade de Reading (Inglaterra) em Alberta, no Canadá.

publicidade
Dinossauro mumificado é encontrado no Canadá. (Imagem: Divulgação/Universidade de Reading)

Dinossauro mumificado é encontrado no Canadá. (Imagem: Divulgação/Universidade de Reading)

Múmia de dinossauro

Durante uma expedição feita em terras canadenses, cientistas paleontólogos da Universidade de Reading na Inglaterra podem ter encontrado um fóssil de dinossauro mumificado.

A descoberta ocorreu no Dinosaur Provincial Park, onde os pesquisadores notaram uma saliência em uma das encostas do parque.

Mais tarde, a saliência se revelou como a cauda e o pé de um hadrossauro.

publicidade

Hadrossauros foram espécimes herbívoros de grande porte e bico de pato. O Dinosaur Provincial Park é um dos locais mais ricos em fósseis destes animais no mundo todo.

Segundo a informação dos pesquisadores, a forma com que o dinossauro está fossilizado indica que “o esqueleto ainda pode ser preservado dentro da colina.”.

O comunicado afirma que:

“Esqueletos inteiros são muito raros, então essa excepcional “múmia de dinossauro” provavelmente fornecerá informações importantes sobre a aparência e a anatomia geral do animal.”

O réptil pode ter morrido entre 77 e 75 milhões de anos atrás e um ponto que foi muito importante para definição foi que o animal está fossilizado com pele e pode ser que seus órgãos internos também estejam nestas condições.

Dr. Pickles, um dos pesquisadores envolvidos nos estudos, afirmou:

“Com base no pequeno tamanho da cauda e do pé, é provável que seja um juvenil. Embora os dinossauros adultos com bico de pato estejam bem representados no registro fóssil, os animais mais jovens são muito menos comuns. Isso significa que a descoberta pode ajudar os paleontólogos a entender como os hadrossauros cresceram e se desenvolveram.”

Descobertas em outros lugares do mundo

Nos últimos dias também encontraram nova espécie de dinossauro, mas desta vez aqui no Brasil. Uma espécie de saurópode “anão” que revela nova descoberta sobre o animal em solo brasileiro.

Voltando para o hadrossauro canadense, Caleb Brown, do Royal Tyrrell Museum, disse:

“Os fósseis de hadrossauros são relativamente comuns nesta parte do mundo, mas outra coisa que torna este achado único é o fato de que grandes áreas do esqueleto exposto estão cobertas de pele fossilizada. Isso sugere que pode haver ainda mais pele preservada dentro da rocha, o que pode nos dar mais informações sobre a aparência do hadrossauro.”

Assim que o fóssil for coletado, ele será levado para o Royal Tyrrell Museum, mas a retirada completa do animal pode levar meses.

Novas descobertas só serão confirmadas após o aparecimento do crânio do dinossauro.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Mariana Souza
Escrito por

Mariana Souza