Seleção brasileira investe em anel inteligente para a Copa do Mundo; dispositivo vai monitorar o sono
A seleção brasileira está investindo em anel inteligente para monitorar o sono dos jogadores na Copa do Mundo. Saiba porque isso importa!
A Copa do Mundo certamente é um período extremamente estressante para os jogadores. Pensando nisso, a comissão técnica e médica da seleção brasileira decidiu apostar em um anel inteligente para monitorar as condições físicas dos jogadores durante a Copa.
Jogadores da seleção brasileira terão que usar o anel inteligente
O ciclo do sono é uma parte importante para a saúde física, não é à toa que o monitoramento do sono é um recurso presente na maioria dos dispositivos inteligentes mais usados — relógios, pulseiras, etc.
Quem concorda bastante com isso é a equipe médica da seleção brasileira que decidiu introduzir um novo dispositivo como parte dos instrumentos usados pela equipe para manter a saúde dos atletas, um anel inteligente.
O anel é um objeto relativamente pequeno e super leve. Na parte interna ele tem diversos sensores que vão monitorar o estado físico dos jogadores, incluindo frequência cardíaca e temperatura corporal.
Por que a preocupação com o sono dos atletas?
É óbvio que os médicos da seleção sempre se preocuparam com o sono dos atletas, mas esse ano, em particular, a Copa do Mundo deve ser mais estressante, uma vez que ela vai ser mais curta do que as anteriores.
O fato é que os jogadores terão menos tempo para descansar. Diferente das outras copas, que duraram um mês, a do Catar terá apenas 28 dias. Basicamente as seleções terão partidas em intervalos bem menores e com certeza vai acabar afetando seu ciclo de sono.
“Dormir é fundamental para a recuperação, para a liberação de hormônios importantes para a reconstituição muscular e o reequilíbrio mental e cognitivo dos atletas (…) O ideal é que o jogador passe por todas as fases do sono, que são: leve, moderado, profundo e REM (“Rapid Eye Movement”, que em português significa movimento rápido dos olhos)”
Quais os benefícios de usar o anel?
O anel pode ser o maior aliado dos nutricionistas para manter a saúde dos atletas em dia. Tanto é que os jogadores que geralmente são convocados receberam a permissão para levar o item com eles.
Dessa maneira, eles podem usá-lo em seus próprios clubes e até em suas casas, fazendo um acompanhamento prolongado e ainda incentivando os jogadores a prestar mais atenção ao seu sono.
Todas as informações reunidas pelo anel ficam disponíveis em um aplicativo e podem ser vistas tanto pela comissão da seleção quanto pelo próprio jogador. Segundo os médicos, o monitoramento do sono dos atletas é uma parte extremamente importante da preparação física e mental, ficando lado a lado com alimentação adequada.
A comissão técnica de Tite já até visitou o hotel em que a seleção ficará hospedada para garantir a qualidade do ambiente — maciez do colchão, se os quartos são fechados, luminosidade, temperatura, etc.
A equipe não divulgou qual o anel que eles estão utilizando, mas talvez seja o Oura Ring. Segundo a Oura, empresa que fabrica o item, os dados medidos pelo dispositivo são mais precisos do que os medidos no pulso, por relógios e pulseiras inteligentes.
Fonte: GE
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.