Fechando a lojinha: fim do sonho e-commerce, Instagram sem aba de compras está em testes
Meta testa Instagram sem aba de compras e parece que a rede social está realmente se distanciando dos planos e-commerce!
O Instagram está dizendo adeus à aba de compras do seu aplicativo. A novidade foi revelada por uma série de usuários da rede social e depois confirmada por representantes da Meta. O Instagram poderá vir em breve sem a aba de compras, representando uma mudança significativa na forma como a empresa lida com o comércio em sua plataforma.
Aba de compras no Instagram
A aba “Loja” deu as caras na rede social em 2020, substituindo a antiga “Atividades”. A intenção da empresa foi dar aos pequenos negócios uma opção de fazer vendas dentro da plataforma.
Caso decolasse, o Instagram passaria de apenas uma rede social para um poderoso marketplace, impulsionado pela sua base gigantesca de usuários.
É importante mencionar que o Instagram sempre teve um papel importantíssimo como ferramenta de negócios, mas a aba “Loja” não caiu no gosto dos consumidores como a empresa previu.
Fim da “Loja” no aplicativo
Agora, mais de 2 anos depois do seu surgimento, a empresa confirmou estar pensando em se livrar da aba destinada à venda e compra de produtos no Instagram.
“Como parte do nosso trabalho contínuo de simplificar a experiência com o Instagram, estamos testando algumas mudanças na barra de navegação principal na parte inferior do aplicativo com um pequeno número de pessoas”, disse Meta Anne Yeh, uma representante da rede social, ao The Verge.
Essa nova possível mudança se alinha perfeitamente com uma notícia postada pelo The Information, no início deste mês. Na matéria, o site de notícias informava que o Instagram estava planejando se afastar das funções e-commerce na sua plataforma.
A fonte da informação, supostamente, era um memorando vazado da empresa, mas a rede social não chegou a confirmar.
Nova postura do Instagram
Essa nova postura da empresa vai completamente na direção oposta aos seus mais de 5 anos de tentativa de se tornar uma plataforma onde os usuários poderiam vender e comprar produtos.
Mesmo assim, o Instagram não desistiu de vez da ideia de se tornar uma plataforma mista (e-commerce e rede social). Pelo menos é o que podemos deduzir pelo que Yeh disse ao The Verge:
“Comércio segue importante para o Instagram conforme nós continuamos a facilitar para as pessoas descobrirem e comprarem produtos pelo app por meio do feed, dos stories, dos reels e de inovações como eventos de compra”
A prioridade da plataforma agora parece ser outra: lutar contra as concorrentes, principalmente o TikTok, para manter sua base de usuários.
Nos últimos meses foi possível perceber que a direção do Instagram está bem confusa em relação ao seu futuro. A plataforma tentou de toda maneira copiar diversos recursos das rivais, e enquanto alguns deram certo, outros nem tanto — aumentou a duração dos stories, transformou todos os vídeos em Reels e até tentou copiar a interface da rival.
Fonte: The Verge
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.