Visão de longo alcance: James Webb registra impacto da Missão DART; confira
Após o sucesso da Missão DART da NASA, os pesquisadores estão revelando descobertas incríveis, inclusive imagens do Satélite James Webb.
Depois do primeiro passo na Lua, o homem passou a imaginar caminhadas por outras partes do vasto espaço. Mas hoje, o destaque vai para o telescópio James Webb que fez uma incrível captura da última missão da NASA, a DART.
O mais avançado da atualidade: o Telescópio James Webb
O sucesso na noite de segunda-feira (26), da missão Dart (Double Asteroid Redirect Mission), nos deixou atentos ao espaço. Afinal, o objetivo de acertar o asteroide Dimorphos, marcou o primeiro teste de defesa planetária feito na história.
A própria nave utilizada para acertar o asteroide estava equipada com uma câmera, mas outros pontos de vista também registraram o impacto. Porém, o que chamou a atenção da NASA foi uma captura feita pelo Satélite James Webb. Conforme um anúncio da Agência, semanas antes do impacto, as equipes o modificaram para acompanhar o evento:
“À medida que o DART se aproximava de seu alvo, as equipes realizaram trabalho adicional nas semanas que antecederam o impacto para habilitar e testar um método de rastreamento de asteroides que se movem três vezes mais rápido que o limite de velocidade original definido para o Webb.”
Um ponto interessante é que estas imagens ainda estão brutas, então, é possível que a NASA a disponibilize com tratamento nos próximos dias. Os resultados mostram não apenas o sucesso da Missão DART, mas de outros estudos feitos paralelamente, como os testes e ajustes do James Webb.
Ainda mais histórico: a primeira vez que Webb e Hubble capturam o mesmo evento
Outro feito histórico que a Missão DART proporcionou, foi referente aos dois dos grandes equipamentos da NASA. Assim, o Telescópio James Webb e o Telescópio Hubble captaram imagens dos momentos antes e depois do impacto. Todas as equipes envolvidas ficaram contentes com o resultado, destacando a importância de trabalharem juntas.
Entre os comentários que a agência destacou, trouxemos o do administrador da NASA, Bill Nelson, que falou acerca do evento histórico:
“Pela primeira vez, Webb e Hubble capturaram simultaneamente imagens do mesmo alvo no cosmos […]. Toda a humanidade aguarda ansiosamente as descobertas do Webb, Hubble e nossos telescópios terrestres – sobre a missão DART e além.”
Isso mostra que os feitos humanos não param de alcançar novos patamares a cada dia. As próximas semanas devem ser de muitas revelações, afinal, com tantas capturas, as equipes terão muitos pontos de vistas para analisar o evento.
Fonte: NASA
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui