Mais um na lista “tô de olho”; Twitter copia TikTok e lança feed “baseado” no concorrente
Twitter cai na febre do TikTok e lança feed de vídeo na vertical. Será que copiar a rival vai ser uma boa para o passarinho azul?
Agora o Twitter é só mais uma das inúmeras redes sociais que decidiu copiar o formato do TikTok. A empresa anunciou ontem que vai introduzir mais opções de vídeo em sua plataforma, que no geral se parecem muito com as encontradas na rival. Dentre os destaques, um feed de vídeo com visualização na vertical!
Twitter copia TikTok e anuncia feed de vídeo na vertical
A notícia chegou através de uma postagem no blog oficial do passarinho azul e, segundo a empresa, o objetivo é tornar a experiência com vídeo muito mais imersiva para seus usuários.
Ao clicar em um vídeo ele deve abrir em tela cheia e você pode continuar rolando para baixo acessando novos conteúdos. Basicamente o que todas as outras redes sociais já fazem, graças ao TikTok.
Mas o Twitter não parou por aí, a aba de exploração deve passar a mostrar um carrossel com os principais vídeos sendo compartilhados na plataforma, especialmente selecionados para você.
Igual, mas nem tanto
É óbvio que a inspiração para os novos recursos é a rede social rival da ByteDance, mas comparando com o Instagram e YouTube, fica até difícil chamar de cópia.
Mesmo assim, a adição desses novos recursos deve dar uma cara nova para o Twitter, que até agora tratava os vídeos como complementos para os posts.
A novidade deve integrar os vídeos na plataforma enquanto traz uma sensação de um conteúdo separado, em sua própria categoria, incentivando os criadores a pensar em novas formas de atingir o público.
Tendo uma nova experiência de vídeo, em um local separado, também pode acabar atraindo usuários das concorrentes, especialmente se no futuro o Twitter adotar uma aba completamente dedicada aos vídeos.
Vale lembrar que no post, a empresa comenta querer fazer do Twitter o “melhor lugar para videos”, algo parecido com o que o chefe do Instagram disse antes de começar a copiar os recursos do TikTok.
Quando a novidade vai chegar?
O post não diz claramente quando os novos recursos vão aparecer na plataforma, exceto que o visualizador de vídeo imersivo deve ser implementado na versão do aplicativo para iOS nos próximos dias.
Além disso, os vídeos na aba de exploração só estarão disponíveis para algumas pessoas em regiões selecionadas, tanto no Android quanto no iOS. Ambas as novidades atingirão primeiro os usuários do aplicativo na versão em inglês.
Tudo que resta agora é saber se essa implementação vai ou não ser um sucesso. É importante lembrar que nem todas as tentativas de cópia do TikTok funcionam como planejado. O Instagram, por exemplo, já copiou diversos recursos e teve que retroceder.
Fonte: Twitter
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.