Usain Robolt? Robô com duas pernas bate recorde de 100 metros rasos; confira essa história
Se falarmos em corrida tecnológica, podemos passar o troféu de robô bípede para uma nova campeã dos 100 metros rasos!
Um destaque nesta semana vai para Cassie após alcançar o novo recorde para um robô bípede, por percorrer 100 metros em 24,73 segundos. Para fins comparativos, ainda é bem longe de bater os 100 metros rasos de Usain Bolt (9,48 segundos), ou de Florence Griffith-Joyner (10,49 segundos).
Um grande passo para os primeiros robôs “velocistas”
O professor de robótica da OSU, Jonathan Hurst, falou à imprensa entusiasmado que, apesar de este ser o primeiro robô a correr, ele não será o último. Desse modo, é possível que em breve este recorde seja superado. Mas até o momento, é o nome de Cassie que está no Guinness Book.
Uma informação importante: Cassie não é o robô mais rápido que existe atualmente. Modelos como o WildCat, um quadrúpede da Boston Dynamics, podem ser até cinco vezes mais velozes.
Cassie, é de fabricação da Agility Robotics e conta com o desenvolvimento dos engenheiros da Oregon State University (OSU). O seu verdadeiro destaque é o fato de ser bípede (assim como nós, humanos). Isso lhe dá a vantagem de passar por terrenos pensados para humanos.
A Agility Robotics também está por trás da produção do robô Digit, que não apenas é bípede como também possui braços funcionais. O modelo consegue fazer tarefas simples, como transportar pequenos pacotes.
Qual robô sai na frente, Cassie ou o Tesla Bot?
O anúncio de Cassie é realmente empolgante, pois revela como as pesquisas têm conseguido evoluir significativamente os níveis da tecnologia robótica. Mas outro anúncio muito animador é a revelação do Tesla Bot ou Optimus.
Segundo o CEO da SpaceX, ele estava pronto para apresentar o protótipo do seu robô humanoide. A revelação ocorreu nesta sexta-feira, 30 de setembro, durante o evento “AI Day”. Conforme revelado em um TED Talk, os robôs poderão ter funções diversas, mas serão principalmente usados para tarefas domésticas.
O evento tratou mais de uma explicação teórica de como funcionam os mecanismos do Optimus e simulações em computador, mas os movimentos de fato no palco foram poucos, gestos com os braços e uma pequena e lenta caminhada (esse foi o primeiro teste do robô sem nenhum tipo de suporte ou cabeamento).
Musk já atrasou a apresentação de Optimus uma vez, e o nome é exatamente por este motivo que você pensou, ele faz alusão ao líder dos Autobots, da franquia Transformers. Pelo seu último atraso e últimos eventos, muitas pessoas estão duvidando que o CEO da Tesla realmente cumpra a sua palavra.
Então em questão de movimentos de robôs bípedes, velocidade em corrida, a Cassie está ganhando de lavada.
Com informações: The Verge, Reuters
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui