Missão Artemis I da NASA já tem nova data após atraso por furacão tropical, confira
NASA tem que adiar o lançamento da missão Artemis I (de novo) por conta do furacão Ian que atingiu a Flórida.
Novamente, os pesquisadores e cientistas da NASA tiveram que dar um passo atrás no cronograma de lançamento da missão Artemis I por conta da intempérie climática, o furacão passou pela Flórida e equipamento teve de ser protegido rapidamente para evitar danos.
Artemis I: nada saindo como planejado
Pela terceira vez, cientistas e engenheiros da NASA tiveram que adiar o lançamento da missão Artemis I ao espaço, desta vez por conta do furacão Ian, que passou pela Flórida, bem perto do local de lançamento.
O comunicado feito pela agência traz uma nova janela de lançamento, entre o dia 12 e 27 de novembro – sem uma data previamente definida.
A NASA aguentou até onde deu, deixando Space Launch System, junto da cápsula Orion, já prontos para o lançamento, porém, tiveram que retirá-los para o prédio Vehicle Assembly Building (VAB) para proteção.
O documento oficial também esclareceu que não houve nenhum dano ao hardware de voo da missão.
“Não houve danos ao equipamento de voo da Artemis e as instalações estão em boas condições, com apenas uma pequena intrusão de água identificada em alguns locais.”
Também foi colocado que estão fazendo os testes necessários para ser iniciada a nova tentativa de lançamento, incluindo o reteste do sistema dos terminais de voo.
Mesmo com várias tentativas frustradas, a NASA não quer desistir do lançamento da missão ainda neste ano.
O que foi o furacão Ian
No fim das contas, o furacão Ian chegou à Flórida com categoria 4 e foi enfraquecendo até se tornar uma tempestade tropical quando passava pelo Kennedy Space Center.
“Nos próximos dias, os gerentes irão avaliar o escopo do trabalho a ser realizado enquanto no VAB (Vehicle Assembly Building) e decidirem uma data específica para a próxima tentativa de lançamento.”
Um dos pontos importantes é verificar se o sistema de autodestruição do foguete está em perfeito estado — a ferramenta será utilizada caso o foguete saia do curso.
Depois do vazamento de hidrogênio e oxigênio líquidos e problemas detectados no foguete, o furacão Ian acabou sendo o novo motivo de desistência para a NASA.
Foram 85 mortos já contabilizados pela passagem do furacão na Flórida, além de diversas casas destruídas. Estados como a Carolina do Norte, do Sul e Virgínia também registraram mortes.
O comunicado da NASA também traz:
“Concentraremos os esforços no período de lançamento de novembro, para permitir que os funcionários do (Kennedy) atendam às necessidades de suas famílias e lares após a tempestade e que as equipes identifiquem testes adicionais necessários antes de retornar à plataforma para o lançamento.”
A data final de lançamento ainda não foi divulgada.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui