Maior eficácia no combate ao câncer: Nobel de química premia cientistas pela pesquisa
O Prêmio Nobel de Química foi atribuido a três pesquisadores que desenvolveram ferramenta importante contra o câncer.
Três pesquisadores foram premiados com o Nobel de Química em cerimônia realizada nesta quarta-feira, 5 de outubro.
Nobel de Química: eficácia contra o câncer
O dinamarquês Morten Meldal e os americanos Barry Sharpless e Carolyn Bertozzi foram os ganhadores do Prêmio Nobel de Química deste ano. Suas pesquisas desenvolverem métodos de ampliar a eficácia química contra o câncer.
O júri fez o pronunciamento da vitória e anunciou a Academia Real das Ciências da Suécia, que foi por conta do “desenvolvimento da química ‘click’ e da química bio-ortogonal”.
Aos 81 anos, Sharpless ganhou seu segundo Nobel de Química (primeiro foi recebido em 2001) e Bertozzi foi a única mulher a receber o prêmio neste ano. Outras áreas como Nobel de Literatura, da Paz e de Economia serão divulgadas nesta semana e na próxima.
O prêmio foi de 10 milhões de coroas suecas, divididas entre os três ganhadores (cerca de R$ 4,8 milhões.)
Os pesquisadores levaram o prêmio pela criação de uma ferramenta que permite este “desenvolvimento da química ‘click’ e da química bio-ortogonal”.
Em termos didáticos, usando esse chamado ‘click’ de forma química, produtos farmacêuticos mais potentes podem ser desenvolvidos.
Durante a coletiva de imprensa, Bertozzi disse que a descoberta pode ajudar e:
“Garantir que medicamentos possam chegar aos lugares corretos no corpo de pacientes”.
A ferramenta também pode ser utilizada em mapeamento de DNA e criação de novos materiais.
O desenvolvimento da química bio-ortogonal é descrita como uma reação química capaz de ser iniciada em um organismo vivo, porém, sem modificar ou perturbar sua natureza química.
A descoberta dos pesquisadores poderá ajudar na eficácia dos tratamentos contra o câncer.
Prêmio valioso e de prestígio
O Prêmio Nobel é um dos mais conhecidos do mundo (senão o mais conhecido) em termos de relevância para as descobertas em favor da humanidade.
Nomes como Albert Einstein (Física) e Marie Curie (Química), já foram premiados com o Nobel.
O prêmio foi criado em 1895 pelo empresário Albert Nobel, com o intuito de reconhecer instituições e pessoas que desenvolvem pesquisas relevantes para a humanidade.
Com mais de 120 anos, o prêmio se tornou viável por Albert deixar sua fortuna para a fundação que levaria o seu nome e que estaria encarregada de premiar anualmente “a quem tiver feito a descoberta mais importante”.
Já são quase mil pessoas premiadas, e nem 60 são mulheres. Malala Yousafzai tem o título de pessoa mais jovem a receber o prêmio Nobel da Paz por sua atuação na defesa da educação em prol das crianças e das mulheres.
Com informação: Agência Brasil.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui