Pós-Twitter: O que é o “X – aplicativo para tudo” que Elon Musk quer criar?
Musk estaria pensando em transformar o Twitter (ou pelo menos acelerar) em um SuperApp chamado X, confira o que é!
Depois de toda a briga entre Twitter e Elon Musk, o julgamento foi novamente adiado e o empresário mudou de opinião sobre a compra da plataforma, agora, trazendo um novo conceito chamado de aplicativo X.
X – o aplicativo que faz tudo
Após ter mudado de ideia diversas vezes sobre a compra do Twitter (desde a primeira oferta em meados de abril deste ano em que Elon Musk ofereceu US$ 44 bilhões pela plataforma), agora, o empresário parece ter mudado de ideia – novamente.
Musk desistiu (ou pelo menos tentou) da compra diversas vezes ao longo dos meses, tanto que o caso foi parar literalmente na justiça e será decidido por lá.
Em tuíte recente – apagado pelo bilionário – Musk disse:
“Comprar o Twitter é um acelerador para o X, o aplicativo para tudo”.
A intenção do empresário é elevar a outro nível a rede social e realmente transformar o Twitter.
Algumas especulações começaram, dizendo que Musk quer fazer um novo aplicativo muito parecido com o WeChat, aplicativo chinês que reúne diversos serviços como troca de mensagens, redes sociais, entrega de comida e pagamentos.
O “X” seria o primeiro SuperApp com estes serviços no ocidente e teria o Twitter como propulsor – se bem que a rede social não chega perto do tamanho de outras plataformas como o TikTok.
O Twitter tem apenas 300 milhões de usuários no mundo, entretanto, é uma rede social muito influente, alguns dizem até que notícias relevantes e informações importantes chegam primeiro por lá.
Transformando a rede social em um SuperApp
A verdade é que os SuperApps já são uma realidade no oriente e fazem muito sucesso por lá.
Ainda não está claro se Musk vai transformar o Twitter no “X”, ou apenas vai ajudar a acelerar esta novidade que virá em um novo aplicativo.
Em aplicativos como o Grab (disponível em Cingapura), um jornalista da BBC deu depoimento de como é fácil conseguir uma comida ou até mesmo se deslocar usando apenas aquele aplicativo.
Outros serviços como envio de documentos e encomendas, além de compra de passagens e reservas de hotel são possíveis pela plataforma.
E mais: dentro do próprio SuperApp há um sistema financeiro em que as compras podem ser pagas, além de ter uma carteira digital vinculada. Dá até para cadastrar seus cartões, pagar parcelado e angariar pontos com as compras.
Há, claro, a preocupação com a coleta de dados, já que um único aplicativo tem vários “aplicativos” dentro dele.
Agora, será que Musk irá mesmo tentar algo neste nível? Teremos de esperar para ver.
Com informações: BBC News
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui