Agora vai: NASA agenda próxima tentativa de lançamento da Artemis I para 14 de novembro

Depois de sofrer com adiamentos e até furacões, agora vai: a nova tentativa de lançamento da Artemis I pela NASA será no dia 14 de novembro.

Após passar por alguns percalços e adiamentos, parece que agora vai! A NASA confirmou que fará uma nova tentativa de lançamento da missão Artemis I no dia 14 de novembro, veja abaixo os detalhes.

publicidade

Fonte: NASA/Divulgação

A escolha da nova data vem após análises e inspeções dos especialistas da NASA confirmarem que seria possível preparar o foguete e a espaçonave sem muita demora.

O lançamento agora está planejado para ocorrer a partir das 12h07 (EST) do dia 14 de novembro, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Desta vez, o foguete terá uma janela de lançamento de 69 minutos para decolar.

Por conta da diferença de fuso horário, aqui no Brasil, poderemos acompanhar a nova tentativa de lançamento do superfoguete a partir das 13h07.

publicidade

A NASA já deixou reservadas novas oportunidades de lançamento para o Artemis I, caso ocorra algum problema no dia 14. As novas possíveis datas seriam 16 e 19 de novembro.

Percalços e adiamentos

A agência espacial está tentando lançar a Artemis I desde agosto, mas segue precisando mudar seus planos por conta de falhas técnicas e problemas que estão além do seu controle.

Marcado para o dia 29 de agosto, o primeiro lançamento foi adiado por conta dos vazamentos que comprometeriam a segurança da missão.

Na sequência, a NASA tentou lançar o foguete no dia 3 de setembro. Desta vez, novamente um vazamento de hidrogênio líquido impossibilitou o lançamento.

Uma terceira tentativa estava marcada para o fim de setembro. Porém, a passagem do furacão Ian frustrou novamente os planos da agência, que precisou retirar o foguete da plataforma de lançamento, torcendo para não encontrar danos pesados ao equipamento.

Os especialistas da NASA já estão fazendo os ajustes necessários para garantir que o cronograma seja respeitado. Isso inclui serviços de manutenção padrão para reparar pequenos danos à espuma do sistema de proteção térmica e a recarga ou substituição das baterias do foguete.

A importância da missão Artemis I

A Artemis I é uma missão de extrema importância, pois marca o retorno das missões espaciais focadas na Lua. Desde as missões Apollo (na década de 1970) que a NASA não tenta colocar astronautas na Lua.

O primeiro lançamento é uma missão não tripulada. Porém, vai preparar o terreno para viabilizar futuras missões de exploração e colonização lunar, além de posicionar satélites em locais estratégicos.

O administrador da NASA, Bill Nelson, está otimista:

“Cinquenta anos atrás, fomos à Lua por um dia, algumas horas, três dias no máximo. Agora vamos voltar à Lua para ficar, viver, aprender, construir”.

Se tudo der certo, o retorno à Lua é o primeiro passo para algo ainda mais ambicioso: colocar um ser humano em Marte pela primeira vez.

Com informações: NASA

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Rodrigo Pscheidt
Escrito por

Rodrigo Pscheidt