Tudo USB-C: Apple diz “não temos escolha” após perder a guerra dos cabos contra a União Europeia
Agora não tem mais volta. Executivos da Apple confirmaram que os próximos iPhones virão com USB-C, só não sabemos quando!
E não deu outra, após um longo período de discussão já é certo que a União Europeia (EU) vai obrigar empresas de eletrônicos que comercializam seus produtos na região a adotar o padrão USB-C em seus aparelhos. Se você achava que a Apple, a maior afetada com a mudança, daria um jeito para escapar dessa, a companhia acabou de confirmar que os iPhones também virão com USB-C, abandonando a porta Lightning.
Representantes da Apple dizem “não temos escolha”
A informação foi passada durante uma entrevista do The Wall Street Journal com representantes da empresa. Ao ser questionado sobre o assunto, Greg Joswiak, vice-presidente sênior de marketing global da Apple, comentou que os próximos iPhones já deveriam começar a cumprir com a nova lei.
Mas o executivo não se mostrou nada feliz com a medida, fazendo várias críticas e mencionando os impactos negativos que a troca teria sobre os consumidores que já possuem aparelhos com porta Lightning, e que consequentemente possuem os acessórios nesse padrão.
Para ele, ao invés de acabar com o “e-waste”, termo usado para se referir ao lixo eletrônico, a medida iria ter o efeito inverso.
“Obviamente, teremos que concordar [com a mudança]. Nós não temos escolha“, disse o executivo.
Você pode assistir à transmissão completa no perfil oficial do The Wall Street Journal no Twitter, compartilhada no dia 25 de outubro. Na entrevista, Greg Joswiak foi acompanhado por Craig Federighi, o vice-presidente de software da Apple.
Apple’s Craig Federighi and Greg Joswiak (@gregjoz) join @JoannaStern at #WSJTechLive to discuss products, privacy and power at the tech giant https://t.co/fNo2JGwMB4 https://t.co/aGrTlZrUo4
— The Wall Street Journal (@WSJ) October 26, 2022
“Craig Federighi e Greg Joswiak ( @gregjoz ) da Apple juntam-se com @JoannaStern em #WSJTechLive para discutir produtos, privacidade e poder na gigante da tecnologia on.wsj.com/3gC3I43”
iPhones agora virão com USB-C
É importante lembrar que a Apple já vem trabalhando para adequar seus dispositivos às exigências da União Europeia. Incluindo mudar os carregadores de iPads e MacBooks de Lightning para USB-C. Porém, preferiu manter o seu novo iPhone, o 14, fiel á tecnologia proprietária da empresa, até quando for possível.
E mesmo com confirmação de que futuros smartphones virão com portas USB-C para carregamento, nenhum dos executivos chegou a comentar se esses seriam os próximos iPhones 15, que devem ser lançados no segundo semestre de 2023. Caso isso aconteça, a empresa também terá que adaptar toda a sua linha de acessórios para serem compatíveis.
A lei começa a valer a partir de 2024, então a Apple só tem mais um ano para fazer as modificações necessárias em seus produtos.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.