Sem fake news: YouTube inaugura programa de certificado para canais de saúde; confira
Novo programa do YouTube promete certificado para canais que tratam de temas relacionados à saúde. Veja quem pode participar!
Nesta quinta-feira, dia 27 de outubro, o YouTube anunciou a criação de um novo programa que dará certificado para alguns canais especialistas em saúde. Dessa maneira, produtores de conteúdo que trabalham com o tema — principalmente médicos, enfermeiros, terapeutas e outros profissionais da área — ganharão um selo personalizado da plataforma.
Apoio contínuo a criadores do segmento
Essa não é a primeira vez que a plataforma traz novidades relacionadas ao tema. Em 2021, a empresa já havia até criado um sistema parecido, colocando selos em canais de profissionais da área com alto índice de popularidade.
Também existe um carrossel no aplicativo cujo propósito é separar o conteúdo desses canais que fica logo na parte de cima dos resultados de pesquisa, denominado “Fontes de informação de saúde”. Você pode saber mais sobre ela nesse link.
Como funciona o certificado para canais de saúde
O novo programa de certificado pode ser considerado uma extensão para esses recursos mencionados acima. Além de profissionais e canais famosos, o programa vai beneficiar hospitais, instituições de ensino, departamentos de saúde e qualquer outro canal, verificado, que tenha alguma autoridade na área de saúde.
A empresa até convida outros criadores de conteúdo da área para participar, fazendo a sua inscrição, começando por influenciadores na Alemanha e Estados Unidos.
Para garantir a legitimidade do projeto, tanto a plataforma como os criadores de conteúdo no programa terão que seguir uma série de diretrizes de vários órgãos reguladores, como a OMS (Organização Mundial da Saúde) e a NAM (Academia Nacional de Medicina).
Mas é claro que nem todo mundo vai poder se inscrever no projeto. Como em qualquer programa de parceria, os canais precisam cumprir alguns requisitos para poder fazer sua inscrição no projeto.
O primeiro deles, e o mais óbvio, é que o tema central do canal, assim como grande parte do seu conteúdo, seja sobre assuntos relacionados à saúde. O canal ainda deve ter tido mais de 2 mil horas de exibição de vídeos no último ano e, embora esse não seja um requerimento, a empresa diz que levará fatores como licença profissional em consideração.
Isso quer dizer que canais geridos e/ou apresentados por profissionais de saúde — e canais representando órgãos e empresas da área — terão uma chance maior de serem aprovados!
Caça a desinformação
Em entrevista ao TechCrunch, Garth Graham, o líder do YouTube Health, disse que além de incentivar os canais com conteúdo apropriado, a empresa vai fazer uma espécie de “caça às bruxas”, desautorizando canais que espalham desinformação na área.
A inteligência artificial (IA) da empresa ficará responsável por fazer uma moderação dos canais parceiros, aplicando duras penalidades em caso de quebra das regras, como afastamento do programa e perca do selo.
Fonte: TechCrunch
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Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.