Google Play Games chega no Brasil: o aplicativo é beta, mas já está disponível para Windows; entenda
O Google liberou o beta do seu novo aplicativo de jogos mobile para PC, o Google Play Games, no Brasil e mais 7 países. Veja como baixar!
O Google anunciou na última quarta-feira, dia 2 de novembro, uma nova fase para os testes do seu novo aplicativo de jogos mobile para Windows. Agora expandindo o programa, o Google Play Games foi disponibilizado no Brasil e mais 7 países, onde os usuários poderão jogar mais de 40 jogos Android em seus computadores.
Google Play Games no Brasil
Já disponível para download no site do serviço, usuários com um computador que cumpra os requisitos mínimos do programa podem simplesmente baixar e testar o Google Play Games.
Além do Brasil, Canadá, Cingapura, Estados Unidos, Filipinas, Indonésia, Malásia e México também foram contemplados nessa expansão, se juntando a Austrália, Coreia do Sul, Hong Kong, Tailândia e Taiwan, que já estavam testando o aplicativo desde agosto.
Segundo a empresa, o objetivo final dessa fase de testes é receber feedback tanto de desenvolvedores quanto de usuários finais, que podem jogar títulos como 1945 Air Force, Blade Idle, Cookie Run: Kingdom, Evony: The King’s Return e vários outros diretamente do seu PC.
O aplicativo parece muito com a Play Store, até certo ponto, mas com um design bem minimalista e com muito menos jogos disponíveis.
Testando o aplicativo
No momento ainda existem poucos títulos que podem ser jogados, e nem todos eles funcionam perfeitamente, mas já dá para ter uma ideia de como ele vai funcionar.
Por exemplo, a maioria dos jogos na biblioteca tem um botão direto de download, mas em alguns casos, como em Genshin Impact, a gente é redirecionado para página do jogo na Play Store, onde um botão “Instalar no Windows” aparece. Mas nesse caso, ao invés de instalar através do Google Play Games, o jogo instala a versão já existente para Windows.
Isso pode não fazer muito sentido, mas a empresa pode usar recursos como esse para transformar o programa em um hub para descobrir jogos mobile com portabilidade para Windows, e vice-versa.
Já jogos como Asphalt 9: Legends instalam e rodam normalmente. Não só o jogo conecta com a conta do Play Games, trazendo todas as suas informações do jogo Android, como ele ainda mostra todos os controles apertando as teclas shift+tab e clicando em “View Games controls”.
Já dentro do jogo, é possível perceber pequenos travamentos, mesmo rodando com uma placa de vídeo relativamente forte, se comparada aos requisitos mínimos especificados pela equipe do Google. O que me leva a crer que esse é um problema de otimização.
Além disso, em alguns jogos como Left to Survive: apocalypse, os gráficos ficaram estranhos e a gameplay não foi tão confortável.
Para completar, eu nem consegui encontrar as opções de configuração do jogo. No Asphalt 9: Legends eu até encontrei, mas não vi grandes diferenças alterando de “DEFAULT” para “PERFORMANCE”, nem em questão de gráfico, nem de fluidez. Eu também nem tentei colocar “HIGH QUALITY”.
Mas é claro que tudo isso foi um teste rápido e pessoas com outros sistemas podem ter uma experiência completamente diferente.
Requisitos mínimos para o Google Play Games no PC
- SSD com 10 GB de espaço de armazenamento disponível;
- Placa de Vídeo integrada UHD Graphics 630 ou comparável;
- Processador com 4 núcleos;
- 8 GB de RAM.
Mas mesmo com uma configuração superior a essa, o emulador não proporcionou uma experiência tão boa assim, pelo menos não tanto como outras soluções do mercado, tipo BlueStacks ou Nox Player. Mesmo assim, o aplicativo ainda está em fase de testes e a empresa promete muitas melhoras até que ele seja lançado de forma definitiva, incluindo mais títulos.
Caso queira testar o Google Play Games, basta acessar esse site usando um computador rodando o Windows 10 ou 11, que cumpra os requisitos mínimos.
Fonte: Andorid Developers
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.