Protocolo de “contato alienígena” está é desenvolvido por pesquisadores; como falar com ET, confira
Cientistas estão se preparando para um eventual contato alienígena e por isso preparam protocolos de resposta.
Talvez não estejamos preparados para quando os alienígenas nos procurarem e por isso um grupo de cientistas está preparando um protocolo de “contato alienígena” para podermos nos comunicar.
Em plena preparação para o contato alienígena
E se ETs enviassem uma mensagem hoje, como iríamos responder? Alguns pesquisadores afirmam que não temos uma resposta para isso e é aí que mora o perigo.
Pela primeira vez depois de 35 anos, uma equipe de especialistas em política e ciências se reuniram para que um conjunto de protocolos fossem estabelecidos caso haja um contato alienígena nos próximos anos. E esse conjunto de regras irá valer para o mundo todo.
John Elliot, cientista da computação da Universidade de St. Andrews, na Escócia, disse:
“A ficção científica está repleta de explorações do impacto na sociedade humana após a descoberta e até encontros com vida ou inteligência em outros lugares”
Elliot está integrando a equipe interdisciplinar que está formulando os protocolos.
Os cientistas apontam que isso “vai além de pensar sobre o impacto na humanidade”, mas também como iremos responder ao possível chamado extraterrestre.
O primeiro protocolo estabelecido foi em 1989 pela Search for Extraterrestrial Intelligence Institute (Instituto de Pesquisa e Inteligência Extraterrestre, SETI em inglês) sendo revisado pela última vez há mais de uma década.
Protocolo antigo é vago na resposta
Os cientistas avaliaram que o protocolo de 1989 é vago na resposta para uma comunicação alienígena e se concentra mais em compartilhar informações com o público externo e outros cientistas.
Na prática deste protocolo antigo, a instrução seria entrar em contato imediato com a Organização das Nações Unidas (ONU) ou de outro órgão governamental para ver como prosseguir.
Nas últimas décadas há um esforço a mais na exploração do universo e com isso uma maior possibilidade de se encontrar vida fora da Terra. Agora, a concentração dos protocolos não está somente no envio de informações, mas em atribuições de significados caso tenhamos de fato uma mensagem “de fora”.
Além disso, outras coisas como impactos políticos, relatórios com descrições e mensagens hipotéticas de resposta já estão sendo pensadas.
Elliot ainda acrescente:
“Sabemos que não podemos nos dar ao luxo de estar mal preparados – cientificamente , social e politicamente sem rumo – para um evento que pode se tornar realidade já amanhã.”
Mesmo com muitas pessoas ao redor do mundo afirmando que já tiveram experiências com ETs, instituições como o Departamento de Defesa dos EUA já reiteraram não haver evidências científicas que confirmem isso.
Porém, com o novo protocolo, se tivermos, conseguiremos nos comunicar.
Com informações: Space.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui