Apenas 4 pessoas o viram antes: microrganismo EXTREMAMENTE RARO foi encontrado, confira
Um microrganismo raríssimo foi reencontrado após mais de um século de sua descoberta em nova pesquisa.
Muitas coisas do céu e da Terra os seres humanos ainda não conhecem e este microrganismo foi visto há 114 anos por apenas 4 pessoas. Agora, um grupo de cientistas encontrou algumas respostas.
Microrganismo Legendrea loyezae é mistério para cientistas
Em 1908, a Legendrea loyezae foi encontrado e desde então apenas 4 pessoas tiveram contato com este microrganismo – até agora! Porém, não foi só isso, estes especialistas encontraram outros micróbios raros.
Neste novo estudo, 20 novas espécies de microrganismos foram encontrados e mais de 100 raros “reapareceram”. Cada um destes organismos tem algum diferencial que está sendo investigado.
E, mesmo sendo pequenos, estes “bichinhos” são muito importantes para sabermos quais as nossas origens e como funciona a “árvore-da-vida” em nosso planeta.
O motivo pelo qual estes estudos são poucos é porque a subamostragem é pequena e isso significa que as equipes conseguem coletar mínimas amostras de apenas um local.
Foi uma investigação de dois anos, e envolveu uma coleta importante e investigou mais de mil amostras. As coletas foram feitas em lagos e lagoas em Varsóvia, na Polônia, e também sedimentos no Mar Mediterrâneo na costa da Itália e Portugal. Também no Reino Unido foram feitas novas coletas.
Com todas as amostragens em mãos, os especialistas encontraram mais de 500 espécies, entre raras e novas.
Raridade do micróbio e novidades para a pesquisa
O oxigênio é letal para a Legendrea loyezae e tem tentáculos que se esticam e contraem para tentar capturar o que comer. São ciliados.
Os ciliados ficam em locais de difícil acesso do oxigênio, por isso a Legendrea loyezae também é difícil de ser encontrada, pois fica em locais aquáticos, em sua maioria.
Mesmo sendo compostas de apenas uma única célula, os ciliados são muito diversos. Algumas espécies conseguem fazer uma simbiose (relações físicas com outros organismos).
Após muitas horas e horas olhando um microscópio, os cientistas conseguiram observar de fato a Legendrea loyezae.
E, mesmo que nós não demos a atenção devida aos microrganismos como esses, eles são extremamente responsáveis pela nossa sobrevivência. São eles que ajudam na recuperação do nosso planeta por conta da poluição, por exemplo.
Fora isso, são eles também que ajudam na produção de oxigênio, na limpeza dos nossos mares, na produção de alimentos e também na produção de medicamentos como antibióticos.
Por isso que pesquisas aprofundadas com estes organismos são muito importantes para o desenvolvimento e reestruturação do nosso planeta.
Com informações: Inverse.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui