O poder da fala: máquina que pode traduzir pensamentos humanos é revelada em pesquisa

Pesquisa de neurociência consegue desenvolver novas hopóteses sobre a tradução de pensamentos para palavras

Uma pesquisa inovadora pode ajudar pessoas com deficiência na fala a voltarem a reproduzir palavras novamente, tudo isso por meio da inteligência artificial. Uma máquina poderá ser capaz de, literalmente, traduzir pensamentos.

publicidade
Nova pesquisa pode ajudar a traduzir pensamentos (Imagem: Divulgação/Pexels)

Nova pesquisa pode ajudar a traduzir pensamentos (Imagem: Divulgação/Pexels)

A tradução de pensamentos pode se tornar realidade

Talvez você já tenha pensado: ainda bem que não escutam o que eu penso. Entretanto, pessoas com alguma deficiência na fala podem pensar exatamente o oposto.

Esta pesquisa inovadora pretende mapear o local do cérebro em que escutamos a nossa “voz interior” e transformar estes “pensamento” em palavras.

Um local que pode ser promissor se chama giro supramarginal, que fica um pouco atrás das orelhas e acima dos nossos glóbulos oculares.

publicidade

A pesquisa recente foi apresentada na conferência da Society for Neuroscience e a pesquisadora do Instituto de Tecnologia da Califórnia e principal autora, Sarah Wandelt diz:

“Estamos todos muito entusiasmados com este trabalho. É legal pensar que pode ajudar aqueles que estão nos estados mais fechados”

Os estudos podem ajudar àqueles que, eventualmente, podem ouvir e pensar, mas que sofrem com alguma dificuldade na fala.

Foram feitos testes empíricos com pacientes, e a pesquisadora analisou que, ao colocar implantes no giro supramarginal (responsável por ajudar as pessoas a manusear ferramentas), a área se iluminava na tela enquanto o paciente falava.

Na verdade, o estudo foi iniciado para ajudar pessoas com alguma paralisia no corpo. O paciente em questão, por exemplo, está paralisado do pescoço para baixo.

Mudança de rumo nas pesquisas

Depois dessa percepção, a equipe partiu para um novo rumo: buscar como traduzir este “monólogo interno” e transformá-lo em palavras.

“A equipe analisou um total de seis palavras em inglês e espanhol, além de duas palavras inventadas e “absurdas”. Quando pediram a FG (paciente) para pensar nas palavras novamente, o computador pôde prever o resultado com até 91% de precisão.”

Entretanto, a fala é um processo muito complexo e envolve outras partes do cérebro, além de músculos da face.

O desafio também está em treinar a inteligência artificial, pois quanto maior o número de palavras, mais difícil fica a tradução.

Além disso, temos a questão da individualidade de cada cérebro, ou seja, o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. O grande objetivo é conseguir traduzir grandes frases quase imediatamente.

Um dos pontos negativos é que para testar resultados melhores, os pacientes teriam que passar por cirurgias extremamente invasivas, com alto risco.

Então, fique calmo! Está longe de conseguirem ler seus pensamentos.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Mariana Souza
Escrito por

Mariana Souza