A Covid-19 causa amnésia e efeitos colaterais ainda mais graves são descobertos
Será que você tem Covid-19 longa? Estudos apontam que o vírus pode ter uma ação muito prejudicial ao nosso cérebro.
Estudos estão apontando que o vírus da Covid-19 tem um alto poder destrutivo das células do nosso cérebro e que por este motivo alguns pacientes passaram por problemas de memória e sinapses após a doença, confira.
Covid-19: sequelas sérias em nosso cérebro
Cientistas do Instituto Karolinska, na Suécia, fizeram um experimento com organoides (células-base) cerebrais, os quais foram infectados pelo vírus da Covid-19. Percebeu-se que o vírus acelerou a destruição de sinapses entre os neurônios.
A pesquisa está ajudando a desvendar o motivo e compreender como o Sars-CoV-2 consegue adentrar o nosso sistema nervoso central e causar os efeitos colaterais da doença.
Desde que a pandemia surgiu, pesquisadores vêm documentando que pacientes passaram e passam por problemas neurais e comportamentais após pegarem a doença – alguns chamam de Covid prolongada ou longa.
Os sintomas são: confusão mental, perda de memória e vocabulário, dores de cabeça, dormência, desorientação, entre outros, e atinge cerca de 40% dos pacientes com a Covid longa.
A pesquisa aponta que a destruição acelerada desses neurônios pode ser a causa da perda de memória e da confusão mental. Samudyata, pesquisadora de pós-doutorado do Instituto Karolinska e líder do estudo, afirma:
“Essa pode ser uma das muitas razões pelas quais temos observado uma série de sintomas neurológicos, mesmo depois que a infecção tenha sanado há muito tempo.”
Estudos se complementam para entender as causas e buscar soluções
Madeline Lancaster, neurobióloga do Laboratório de Biologia Molecular do Conselho de Pesquisa Médica (MRC), em Cambridge, no Reino Unido, coloca que este estudo é importante, pois ele se encaixa com os de Cambridge e com vários outros espalhados pelo mundo.
As sinapses são a maneira que as células se comunicam entre si e trocam informações, transmitindo dados de um local para outro. Elas são responsáveis por todas as funções do cérebro, ou seja, se são atacadas, podem desencadear problemas no resto do corpo. Além disso, é pelas sinapses que funciona todo o nosso processo de aprendizagem.
Entretanto, é difícil estudar a função direta que a Covid-19 gera na disfunção cognitiva em cérebros de pessoas vivas. Os estudos, geralmente, estão ligados a pessoas que faleceram da doença.
São os organoides cerebrais que permitem aos cientistas ver em tempo real como funciona a dilaceração desses neurônios infectados.
Lancaster ainda coloca:
“O provável seria que a eliminação excessiva de sinapses afetasse a capacidade de uma pessoa formar novas memórias ou lembrar-se das existentes, e poderia ajudar a explicar as funções cerebrais lentas observadas em quadros de confusão mental”
Ainda serão necessários muitos estudos complementares para conseguirmos descobrir como evitar esta perda neural e, principalmente, entender de que modo a Covid-19 consegue atingir tão drasticamente no longo prazo.
Com informações: NatGeo.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui