Google Chrome traz novos recursos onde você vai economizar mais e com agilidade
O Google Chrome desde seus primórdios construiu a sua fama em cima da velocidade, e anos após anos reafirma isso.
O Google Chrome desde seus primórdios construiu a sua fama em cima da velocidade, e anos após anos reafirma isso. Agora a gigante da tecnologia vai além, pois eficiência é muito mais do que apenas carregar uma página rapidamente.
Google Chrome: velocidade, economia e desempenho
Embora este artigo seja escrito a partir do Brave – um ótimo concorrente – nada se compara ao legado do Google Chrome. O Explorer da Microsoft teve que ser sacrificado para voltar ao mercado – como Edge. Já o Mozilla Firefox e Opera, que um dia disputaram “de igual”, agora se contentam com o lugar na sombra do maior navegador do mundo.
Hoje algumas empresas emergentes acreditam que um dia poderão ter um produto tão útil e estimado quanto o Chrome. O advento da Web 3.0, por exemplo, prevê uma nova corrida de navegadores – os desenvolvidos para interação naturalmente em blockchain.
Mas voltando para a Web2, a Google detalhou uma novidade para o seu navegador na última semana. Em seu blog oficial, a empresa destacou: “Hoje, estamos anunciando que o Chrome agora será otimizado para a bateria e a memória do sistema de seu dispositivo”.
O que vem por aí, Google?
A empresa revelou que nas próximas semanas ocorrerá o lançamento global de dois modos de configuração para o Chrome. Assim, em breve receberemos o Memory Saver e Energy Saver, ambos disponíveis para Windows, macOS e ChromeOS.
A novidade chega com a versão mais recente do Google Chrome, e visa aumentar o desempenho do navegador. Com isso, ele passaria a usar até 40% e 10 GB a menos de memória com o fim de manter todo o processamento sem problemas. Com isso, a configuração também consegue prolongar a duração da bateria.
O Memory Saver e Energy Saver
Quem joga ou trabalha com programas de edição sabe bem a diferença que faz ter uma, três ou cinco guias abertas com outro software. Nem sempre a combinação é boa, principalmente se a configuração do aparelho é mediana. Por isso, o recurso Memory Saver pode ser um verdadeiro reforço para estes usuários, entenda:
“[…] O modo Memory Saver libera a memória das guias que você não está usando no momento […]. Isso é especialmente útil se você estiver executando outros aplicativos intensivos, como editar vídeos de família ou jogar. Quaisquer guias inativas serão recarregadas quando você precisar.”
Para os usuários de notebook, principalmente os que estão em constante deslocamento, a bateria é vital! Desse modo, o Google Chrome também vem com um modo que visa ajudar estas pessoas que precisam de cada gotinha de energia na sua máquina.
O Energy Saver está chegando com a intenção de te salvar nos momentos finais de “vida” da sua bateria. Então, quando o notebook atinge a margem de 20% de sua capacidade, o novo modo do Chrome entra em ação – se você habilitá-lo, é claro.
“Quando você navega na Web com o Chrome e o nível da bateria do dispositivo atinge 20%, o Chrome economiza bateria limitando a atividade de fundo e os efeitos visuais para sites com animações e vídeos.”
Por fim, vale destacar que os recursos devem chegar com a próxima atualização. Entretanto, após o lançamento você terá a opção de deixar habilitado ou não, e até fazer uma lista personalizada de sites que podem usar o recurso.
Com informações: Blog Google
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui