Quais são os riscos dos jogos piratas para os gamers? [segurança]
Já se perguntou quais são os riscos de usar jogos piratas? É sobre exatamente isso que vamos te alertar neste artigo, vem no Bit Magazine.
Você já se perguntou quais são os riscos de usar jogos piratas? É uma dúvida comum e importante, por este motivo, nosso artigo de hoje vai te alertar sobre os perigos de seguir este caminho para se divertir.
Os principais riscos dos jogos piratas
Aqui no Brasil, a pirataria vai muito além dos vídeo games, de modo que é um hábito natural para muitos. Em casos de jogos com conexão à rede, pode representar um verdadeiro perigo de segurança.
Ao menos que o leitor, agora, seja uma criança no celular, você sabe que este é um ato ilegal. Inclusive, no artigo 184 do Código Penal, esta prática configura crime, com pena prevista de até quatro anos mais multa.
E se você apenas comprou um produto pirata ciente disso, conforme o artigo 180 do Código Penal, é possível pegar até um ano de prisão. Mesmo que seja quase impossível a Polícia Civil bater na sua porta por conta disso, esta é uma atitude que lesa outras pessoas envolvidas com a indústria dos jogos.
Muito risco e pode nem valer a pena
Aqui englobamos dois grandes riscos ao qual você se expõe para usufruir de um jogo de graça. Se você pesquisar no Google ou YouTube “Como baixar GTA V crackeado”, o que vai aparecer? Certamente um vídeo ou artigo que te leva ao caminho para baixar o jogo conforme sua pesquisa.
No entanto, quem já baixou jogo pirata – pelo computador – teve que visitar alguns becos sinistros da internet. Sites como The Pirate Bay, 4Shared, ou softwares como o Utorrent, movimentaram a pirataria na Web há alguns anos.
De todo modo, os sites onde estes arquivos estão alocados (quando não estão disponíveis via Mega ou Drive), são lugares perigosos. Muitos estão cobertos por anúncios e a maioria deles são infectados com trojans. Além disso, pop-ups costumam saltar na tela para que você clique neles sem perceber.
O resultado? Um alto risco de pegar vírus ou cair em golpes que, na verdade, te oferecerão um malware com o jogo pirata, e este é o primeiro risco. Além de poder baixar vírus para o seu computador, também há o risco de cair em sites que você não quer e ter a perda de dados pessoais ou financeiros.
Muito sites de conteúdo adulto usam espaços como estes para ocultar links e assim ganhar cliques e acessos. Então, estes são dois riscos ao qual você está realmente exposto se decidir baixar um jogo pirata. Assim, ainda há casos em que você baixa o jogo, passa por todo esse processo, e no fim ele não funciona, ou roda com problemas.
Uma questão de honra nos consoles
Você sabe qual é uma das coisas mais marcantes da passagem da era do PS2 (Playstation) para o PS3? O sucesso da Sony em frear a pirataria do modo que havia se difundido com as duas gerações anteriores do seu vídeo game.
Entretanto, esta não é uma preocupação da Sony, visto que a Microsoft também viu um tsunami inundando o Xbox 360 de jogos piratas. Como o Make Use of aponta, mais de 1 milhão de contas foram proibidas de acessar o Xbox Live em 2009, após serem descobertas usando meios ilegais para acessar os jogos.
Em 2012 e 2013 foi o ano da Sony buscar uma solução para o destravamento do PS3, foi então, que ela anunciou que iria banir jogadores da Playstation Network, se fossem pegos com jogos piratas.
Então, este é o outro grande risco que você corre, o de perder o acesso aos serviços online do console que usa.
Dá para se divertir sem recorrer aos jogos piratas
De fato, alguns lançamentos no Brasil, principalmente para os consoles mais atuais, beiram o “inacessível” para muitos jogadores. Isso acontece com recorrência no país em inúmeros setores, principalmente pelos custos de importação e impostos. De todo modo, se você quiser uma solução para isso, reunimos algumas dicas abaixo.
- Aproveite as promoções: marketplaces virtuais de games como Steam ou Epic Games, periodicamente fazem ofertas ótimas. Uma vez que você compra e armazena a mídia digital em sua conta, você tem um jogo original para o resto da sua vida;
- Cogite ter uma assinatura: empresas como Microsoft e Sony costumam oferecer assinaturas que liberam benefícios exclusivos. Entre eles, é possível coletar jogos de qualidade de maneira gratuita;
- Vale a pena economizar: pode parecer impossível comprar jogos em seu lançamento, mas muito deles são avisados previamente. Então, por que não se programar para comprá-los? Lembre-se que você está pagando por toda equipe que trabalhou para desenvolver o jogo que está te entretendo.
Posso ir preso por usar jogos piratas?
De acordo o artigo 184 do Código Penal, esta prática configura crime, com pena prevista de até quatro anos mais multa para comércio. Além disso, com o artigo 180 do Código Penal é possível pegar até um ano de prisão por adquirir. Na prática, é bem difícil de alguém ser preso por usar jogos piratas, mas a atitude configura um crime.
Consigo reverter o “ban” de um console banido por usar jogos piratas?
Em muitos casos o banimento costuma ser permanente, mas há ocasiões em que você pode recorrer via contato com o suporte. Jogadores com os seus consoles “bloqueados”, precisam recorrer a procedimentos técnicos para recuperar seus aparelhos.
Com informações: Kaspersky, Make Use Of
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui