Perigos da internet: pessoas potencialmente perigosas ou predadores [Como saber?]

A ameaça dos predadores online: saiba tudo sobre um dos maiores perigos da internet para as crianças e jovens, mas que pode afetar adultos.

Não é exagero afirmar que a internet é uma das ferramentas mais poderosas já criadas pelo homem. Além de acessar informações, nós podemos usá-la para comunicar e trabalhar de qualquer lugar do mundo, tudo isso em tempo real. Mas assim como qualquer outra ferramenta, além das facilidades, ela também traz riscos enormes. Hoje você vai aprender sobre um dos perigos da internet, os predadores!

publicidade
Perigos da internet: pessoas potencialmente perigosas [Como saber?]

Perigos da internet: pessoas potencialmente perigosas [Como saber?] – Imagem: Luis Villasmil on Unsplash

O que são predadores, um dos maiores perigos da internet?

Com o rápido desenvolvimento da internet, e o fato dela ter se tornado bastante acessível, surgiu uma preocupação enorme a respeito da privacidade e segurança dos usuários.

Em especial, um dos maiores problemas parecem ser os “predadores” da internet, indivíduos mal-intencionados que procuram oportunidades para se aproveitar de pessoas vulneráveis.

E existem diversos tipos de predadores. Alguns procuram por vítimas para aplicar golpes, geralmente financeiros, enquanto outros vem com intenções ainda mais macabras, como exploração sexual e até venda de órgãos.

publicidade
perido danger hacker man ataque atacante

Imagem: Sander Sammy on Unsplash

Mas eles têm algo em comum, se passar por quem não são. Geralmente, essas pessoas usam perfis falsos e mentem sobre a sua aparência para ganhar a confiança das vítimas.

E eles utilizam até técnicas de manipulação para conseguir dados pessoais, fotos comprometedoras e informações sigilosas, que podem ser até utilizadas para iniciar ataques em outras pessoas que a vítima conheça.

Também são consideradas predadoras as pessoas que usam a internet para fazer ataques a outros, muitas vezes sem ganho nenhum — também considerado bullying ou ações de ódio.

Crianças e jovens são especialmente vulneráveis a predadores

Infelizmente, crianças e jovens estão entre os maiores alvos de predadores na internet, afinal, é relativamente fácil se aproveitar de sua inocência para enganá-los.

Esses indivíduos mal-intencionados, na maioria das vezes, pedófilos, entram nas redes sociais e plataformas de jogos, ou qualquer outro lugar onde suas vítimas possam estar, para interagir com elas e ganhar sua confiança.

Após estabelecer a comunicação, os criminosos usam das mais variadas artimanhas, desde joguinhos até ameaças, para conseguir o que querem. Seus objetivos podem variar desde fotos íntimas até encontros presenciais.

Como identificar uma pessoa potencialmente perigosa na internet?

Para identificar se uma criança ou adolescente pode estar em contato com um predador, o melhor é ficar sempre atento. De maneira geral, procure saber se eles têm conversado muito com alguma pessoa em específico.

Um traço bem comum em pedófilos é animação demais. Isso não quer dizer que todo mundo que é amigável é um pedófilo, mas muitos pedófilos já identificados possuem essa característica.

Fique atento ao comportamento da criança. Como vários predadores utilizam de táticas para manipular seus alvos, é comum que crianças que estejam sob a influência de um passem por mudanças comportamentais.

jovem criança internet notebook

Imagem: Steinar Engeland on Unsplash

Por fim, desconfie de todos. Não existe uma regra que determine quem pode, ou não, ser um predador. No geral, a maioria deles são adultos, mas isso não quer dizer que outros jovens e crianças não possam representar perigo. Também é bom lembrar que o predador pode estar mais perto do que você imagina, às vezes até alguém que você conheça.

Como proteger as crianças dos perigos da internet

Para mantê-las longe dos perigos da internet, é importante ensinar às crianças sobre segurança online, principalmente evitar a todo custo falar com estranhos aleatórios e sem contexto.

Outra coisa que elas devem aprender é a não passar informações pessoais nem compartilhar fotos comprometedoras. Colocar seus perfis na internet como privados sempre que possível também é uma boa ideia.

jovem criança internet smartphone rede social

Imagem – Magnet.me on Unsplash

Mas um dos principais métodos de prevenção nesses casos é manter um diálogo aberto com elas e garantindo que possam comunicar qualquer atitude suspeita encontrada.

O que fazer ao identificar um predador?

Pais e responsáveis podem vigiar de perto as conversas online dos seus filhos e algumas redes sociais já possuem ferramentas de segurança para crianças e adolescentes.

Algo que deve ser ensinado às crianças é interromper a comunicação imediatamente quando sentirem algo suspeito em alguma conversa.

Em casos mais extremos, onde ela se sentir desconfortável ou ameaçada após interagir com alguém, é importante procurar algum adulto responsável, de preferência os pais, e ligar para a polícia de imediato fazendo um registro do ocorrido nas autoridades.

Como os predadores encontram suas vítimas?

Os predadores online usam várias táticas, desde criar perfis falsos em redes sociais até usar aplicativos de namoro e encontros ou jogos online. Em alguns casos eles também costumam se passar por pessoas conhecidas ou até mesmo por adolescentes para se conectar com crianças e jovens vulneráveis.

Como se proteger de predadores online e outros perigos da internet?

É sempre bom desconfiar de qualquer informação passada por alguém, principalmente quando você não tem como confirmar quem ela realmente é. Evitar conversas com estranhos também é uma boa maneira de se proteger de possíveis predadores.

Fontes: WikiHow, Digital Citizen Academy

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Jaizon Carlos
Escrito por

Jaizon Carlos

Apaixonado por tecnologia e comunicação, sou formado em Letras - Inglês e trabalho como redator de blogs desde 2021. Tenho experiência em criar conteúdo para o público online e em transformar assuntos complexos em textos claros e acessíveis.