Como conferir o estado do seu SSD [Saúde e desempenho]
O SSD (Solid State Drive ou unidade de estado sólido), é uma das novidades que chegou para ficar entre o modo de armazenamento de máquinas
O SSD (Solid State Drive ou unidade de estado sólido), é uma das novidades que chegou para ficar entre o modo de armazenamento em notebooks e computadores. É provável que você já tenha um instalado em sua máquina, e por isso, neste artigo você verá como conferir o estado desta memória.
O que é SSD?
Até alguns anos atrás, o HD (Hard Disk, traduzido como “Disco Rígido”), imperava nos computadores e notebooks. Contudo, O SSD vêm dominando o mercado na última década, e trazendo uma melhor experiência para usuários de todo mundo.
Diferente do HD, o SSD traz uma tecnologia de armazenamento flash, que é a base para o funcionamento de cartões SD e pen drive. O HD, é mecânico, de modo que precisa manter um disco girando em alta velocidade enquanto movimenta um braço.
No SSD nós não temos movimentação de partes mecânicas, por outro lado, ela é praticamente um chip. Isso torna a memória mais silenciosa, leve, resistente a quedas, simples de ser instalada e, sem dúvidas, uma das melhores opções para quem está pensando em fazer aquele upgrade no computador.
Poderíamos destacar inúmeras métricas de comparação em que o SSD supera o seu antecessor, mas para uma visualização prática temos o seguinte parâmetro. O tempo de acesso a um arquivo qualquer do SSD é de 0,1 a 0,2 ms, enquanto o HD leva até 15 ms para realizar a mesma tarefa.
No uso diário, fica perceptível a velocidade na hora de instalar e desinstalar softwares, movimentar grandes arquivos, e até a reprodução de jogos e programas melhora. Para você que gosta de derrubar as coisas, o HD era um verdadeiro bem intocável. No entanto, por ser composto de apenas “uma peça”, as chances do SSD se danificar em uma queda ou choque, são bem menores.
Qual é a vantagem do SSD para o HD?
Se você tem um computador, certamente conseguirá combinar um SSD com um HD. O SSD só perde em um ponto até o momento, em seu preço por GB, sendo quase o dobro do Hard Disk. Desse modo, a combinação entre as duas memórias não é tão incomum.
Assim, é possível dividir as tarefas segundo a sua capacidade, deixando o HD para armazenar arquivos que não precisam de tanta velocidade. Com um SSD voltado para a execução de programas e armazenamento de sistemas, o HD tem menos pressão. Usado para atividades que exijam menos esforço, suas execuções serão mais velozes e sua vida útil ainda maior.
Como conferir o desempenho do SSD
Agora vamos te apresentar três modos de verificar o desempenho do seu SSD, o primeiro método será mais completo. Por outro lado, você verá outros dois meios para fazer esta verificação e conferir se está tudo bem com a memória da sua máquina.
Usando o MiniTool Partition Wizard
Este é um entre diversos softwares incríveis para fazer a análise da sua memória SSD, de modo que conta com uma versão gratuita que te oferece o suficiente para o que queremos. Então, após instalar o programa, basta executá-lo.
- Passo 1. Selecione Benchmark de Disco;
- Passo 2. Clique em Iniciar. Vale destacar que você tem acesso a uma janela com parâmetros onde é possível definir algumas preferências antes de começar a verificação do SSD;
- Passo 3. Aguarde a análise e depois confira os dados que aparecerão em um gráfico de barras bem simples de ser entendido.
Além disso, a ferramenta também oferece outras possibilidades, como, por exemplo, analisar o espaço disponível. Aqui é possível visualizar pastas e arquivos de uma maneira ampla que, muitas vezes, o computador não oferece tão claramente.
Desfragmentar e Otimizar unidades
Embora tenhamos mostrado a partir de um software, os passos seguintes dispensam a instalação de qualquer programa. A primeira opção pode ser acessada pela barra de pesquisa do Windows, procure por “Desfragmentar e Otimizar unidades”.
Destacamos que embora seja possível desfragmentar a sua memória, isso não é recomendado para o SSD, pois pode danificá-lo ou encurtar sua vida útil.
Em seguida, você verá uma janela, e o que observaremos é o Status Atual, se estiver tudo bem com seu SSD, estará escrito “Ok”. Caso contrário, ele indicará a necessidade de otimizar – opção destacada em verde -, o processo é muito rápido e simples.
Pelo prompt de comando
Abra o prompt de comando do Windows, que pode ser acessado após usar o atalho Tecla do Windows + R e em seguida, aperte Enter na janela de Executar. Agora, com o prompt iniciado, cole ou digite “wmic diskdrive get status“. Assim, o seu computador revelará o status atual da sua memória SSD.
SSD é melhor do que HD?
Quando vemos uma tecnologia ao lado da outra, fica evidente como o SSD é mais atual, logo, performa bem melhor do que o HD. Entre todos os pontos positivos, como maior resistência, velocidade, e tamanho, ele só deixa a desejar no preço, por enquanto.
Com informações: Minitool, TechNewsToday
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui