O que é e como funciona o ChatGPT? [Inteligência Artificial]

Curioso sobre o ChatGPT? Confira neste artigo o que é, do que é capaz e como usar a tecnologia que vem assustando a todos no último ano!

O mundo que já estava acostumado com o rápido avanço das tecnologias foi pego de surpresa com a chegada de uma nova IA (Inteligência Artificial) com funções nunca vistas. Neste artigo você vai conhecer um pouco sobre o ChatGPT, um bot capaz de responder questões sobre basicamente qualquer tema como se fosse um humano.

publicidade
O que é e como funciona o ChatGPT? [Inteligência Artificial] - Imagem: Chris Ried on Unsplash

O que é e como funciona o ChatGPT? [Inteligência Artificial] – Imagem: Chris Ried on Unsplash

O que é o ChatGPT?

Considerado por muitos uma das maiores novidades dos últimos anos, o ChatGPT é uma ferramenta IA de processamento de linguagem natural (Natural Language Processing Tool) baseada em texto.

A tecnologia permite que o chatbot se comunique de uma forma bem humana, respondendo questões e criando todo tipo de conteúdo, dependendo das instruções que lhe são dadas.

E quando a gente fala de conteúdo queremos dizer que o ChatGPT consegue fazer de tudo. Praticamente não tem limites para sua capacidade de criação. Ele cria desde textos simples até poemas complexos em questão de segundos.

publicidade

Do que ele é feito?

O ChatGPT é basicamente um amontoado de tecnologias de ponta em conjunto com estudos linguísticos. Os seus criadores, da OpenAI, uma empresa de pesquisa em inteligência artificial, utilizaram o que tem de mais moderno no processamento de linguagem natural para treinar o modelo em um banco de dados imenso. Para fazer isso, eles usaram uma boa parte de todo o conteúdo da internet até o ano de 2021.

Além disso, ele conta com Deep Learning, para processar e entender informações de forma parecida conosco, e Aprendizado por Reforço, para aprender com o feedback dado pelos próprios usuários.

Por fim, ele consegue absorver e entender dados brutos por conta própria e usar toda a informação adquirida para realizar novas tarefas, transferindo o conhecimento de um campo para outro. Sua tecnologia de Machine Learning permite que ele continue evoluindo à medida que analisa mais dados e com interação humana!

Em que a tecnologia pode ser usada?

O conjunto de tudo isso foi um chatbot com superpoderes. O ChatGPT não se prende a uma única área, ele pode compreender e gerar documentos, fazer análise de dados, atuar na área de gerenciamento de projetos e até criar planos de negócios e contratos.

Ele também consegue dar respostas complexas em áreas como programação e até gerar os resultados dessas respostas. Por exemplo, é possível pedir que ele crie um código em uma linguagem de programação. Ele não só retorna aquele código pronto para uso como ainda te explica o que ele faz.

ChatGPT criando código em javascript

ChatGPT criando código em javascript – Imagem: Jaizon Carlos / Reprodução / ChatGPT

Outra área onde o ChatGPT brilha é na criação de conteúdo para redes sociais e sites. Ele não só consegue produzir roteiros para diferentes tarefas como ainda consegue planejar conteúdo do começo ao fim.

Algumas pessoas já mostraram vídeos de scripts completos para vídeos do YouTube completamente criados pelo AI, e eles podiam ser comparados aos feitos por profissionais.

Como usar o ChatGPT

Para acessar o bot e começar a usá-lo, é necessário antes criar uma conta na OpenAI. Você pode fazer isso usando uma conta do Google, mas vai ser necessário confirmá-la com seu número de telefone.

OpenAI

E essa é a interface do ChatGPT: na esquerda fica o histórico de sessões que você já teve com ele; em baixo fica a caixa de texto para você dar instruções e fazer perguntas; e no meio fica o lugar onde as respostas do robô aparecem.

prompr no ChatGP

O que a IA vai produzir depende muito do input que o usuário dá (informações inseridas) e pessoas mais experientes com o bot conseguem fazer ele criar textos mais completos customizando o que pedem ao robô. Quanto mais detalhes, melhor é o texto produzido pelo chatbot.

Um exemplo de “prompt”, como é chamado, é pedir para ele “criar uma lista com 5 das maiores tendências do mundo da saúde nos últimos tempos e fazer um parágrafo explicando cada uma delas”.

resultado do prompt

O chatbot completou a tarefa perfeitamente, mas não para por aí. Ele se lembra do que você pediu anteriormente e do que ele já criou. Então você pode continuar falando com ele e pedir que faça outras coisas, como se aprofundar um pouco mais na primeira tendência e fazer 3 postagens do Instagram sobre o tema.

segundo resultado

Problemas atuais do AI

Por mais incrível que ele seja, ele não é perfeito. Ainda existem diversos problemas com o modelo. O maior deles é com a precisão das respostas que ele dá.

Pelo fato dele ter sido alimentado com diversas fontes da internet, suas respostas podem variar um pouco, e às vezes estar completamente erradas. O robô também não tem consciência e às vezes pode soar preconceituoso ou dar respostas meio antiéticas.

Outro grande problema do ChatGPT é que ele não é um buscador como o Google Search e não possui conexão com a internet. Isso quer dizer que ele não tem acesso às informações mais recentes e como seu treinamento só foi com dados de até 2021, tem muita coisa que ele simplesmente não consegue responder.

O que vem por aí no ChatGPT

A nova versão do ChatGPT (ChatGPT 4) está prevista para chegar nos próximos meses. Rumores indicam que ele vem com muito mais possibilidades do que o chatbot atual (ChatGPT 3). Aparentemente, o novo modelo virá treinado em muito mais parâmetros (dados) do que o ChatGPT 3, o que significa que ele terá mais conhecimento.

A empresa também está trabalhando para aumentar a precisão das respostas obtidas, assim ele vai entender mais do contexto que os usuários lhe dão. Ele também deve conseguir organizar melhor as respostas para gerar conversas mais autênticas.

A equipe espera que tanto pessoas comuns como profissionais usem mais o chatbot como um assistente em suas tarefas diárias. O robô, disponibilizado de graça, também pode ser um ótimo auxílio em escolas e outras instituições.

Preciso tomar cuidado ao usar conteúdo criado pelo ChatGPT?

Sim, depois da explosão da IA na internet, e com o aumento no número de pessoas fazendo uso dela, empresas e instituições começaram a barrar o uso de textos retirados de lá. O Google, por exemplo, começou a diminuir a relevância de conteúdo criado por AIs no seu buscador. Algumas faculdades também já proíbem completamente o uso dessas ferramentas.

De onde o ChatGPT tira as informações?

Os pesquisadores treinaram o ChatGPT usando dados de textos da internet, que não são armazenados de uma maneira estruturada em banco de dados. O modelo usa tudo que aprendeu durante o treinamento para gerar os textos durante as interações.

Fontes: ZDNET, SkillShouter, Insider, Forbes

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Jaizon Carlos
Escrito por

Jaizon Carlos

Apaixonado por tecnologia e comunicação, sou formado em Letras - Inglês e trabalho como redator de blogs desde 2021. Tenho experiência em criar conteúdo para o público online e em transformar assuntos complexos em textos claros e acessíveis.