O que é um PC Gamer? Eu deveria preferir ao PC normal?

É uma expressão muito conhecida, mas saiba que ela não está mais só ligada ao divertimento. Saiba o que é um PC Gamer e quando é útil.

Em diversas situações pode ser necessário, mas atualmente é muito desejado ter um computador extremamente potente. E como isso é possível? O caminho mais simples está em volta dos famosos computadores voltados para jogos. Vamos entender de uma vez por todas o que é um PC Gamer e refletir sobre os casos em que a potência é necessária ou um PC normal já seria suficiente.

publicidade
Emulador de Android, conheça 5 de qualidade [PC] - Imagem: ELLA DON on Unsplash

Imagem: ELLA DON on Unsplash

O que é um PC Gamer?

Na definição mais simples e crua da expressão, seria um PC totalmente voltado para rodar jogos de computador. Porém, com o crescimento da expressão, o modelo Gamer de computador se tornou uma referência muito maior.

Diversos profissionais que trabalham com softwares e ferramentas mais pesadas adotaram o modelo para seu dia a dia de trabalho devido à potência do equipamento. Então, em resumo, os PC Gamers são mais potentes do que os demais computadores. As suas características possuem motivos de sobra para serem alvos de desejo por esses profissionais. Podemos destacar as funções de: editores de vídeo, de foto, programadores, jogadores profissionais e streamers.

O que é um PC Gamer: diferenças para outros PCs?

Tudo é relacionado a potência dos componentes presentes dentro do PC Gamer, a capacidade é muito superior aos chamados computadores normais.

publicidade

Placa de Vídeo dedicada e poderosa

As placas de vídeo dedicadas contam com um processador próprio para elas, desenvolvendo uma maior capacidade (independente) para reproduzir ou processar no sistema dados que afetarão o desempenho em softwares gráficos (que trabalham com imagens) e em jogos. Esse tipo de placa (GPU) possui um tipo de memória de rápido acesso específica para vídeo, a memória VRAM, que traz mais performance na geração dos gráficos e libera o processador principal para outras tarefas.

Processadores cavalares

Não importa se o PC Gamer está sendo usado para trabalhos pesados envolvendo capacidade gráfica ou para rodar um jogo atual exigente. O importante é que muita coisa está acontecendo simultaneamente para a máquina. A quantidade de dados a serem processados, seja nos games ou em multitarefas pesadas, é imensa e exige um processador principal de potência superior, assim como as placas de vídeo.

Memória RAM lá no topo

Todos já sabemos a importância da memória RAM no PC e nos modelos Gamer não seria diferente. Ela funciona armazenando pequenas informações que estão em uso para não precisarem ser lidas novamente, então quanto maior a quantidade (os PCs Gamers tem muito), mais rápido será o processamento de qualquer atividade que envolva a máquia.

Dá para resumir que o grande diferencial do PC Gamer para o comum é a sua capacidade superior de processamento (dados puros ou ligados aos gráficos). Essas forças se somam ou dividem o “tamanho do problema” que a máquina está enfrentando para fornecer melhores resultados.

É possível ter um bom PC normal

Não tenha dúvidas, basta saber para o que você pretende usá-lo. Um PC Gamer, ou com esse tipo de configuração robusta, é necessário para as funções e situações citadas no início do texto. Se a sua necessidade for mais básica ou intermediária, é possível montar um bom PC normal, com peças de qualidade, mas sem a necessidade do investimento em um PC Gamer excelente (que pode ser bem alta).

Quando um PC Gamer é a melhor escolha?

Streaming

Eu diria que atualmente é um dos principais motivos para ter um PC Gamer excelente. Neste cenário, o usuário precisará processar gráficos em mais de uma tela, às vezes em alta definição, passar pela fase de captura de sua tela e câmera e enviar tudo, passando ou não por mesas específicas de transmissão e outros equipamentos.

Percebeu a quantidade de movimentos que o PC Gamer precisará fazer para realizar as tarefas? Em alguns casos, existem outros computadores que farão somente o streaming ou ele será potencializado ainda mais para esse fim. Para começar nesse ramo, até damos um jeito, mas para profissionalizar é necessário um investimento razoável.

Jogos de alto desempenho

Seja você um grande entusiasta dos jogos eletrônicos ou um jogador profissional que ganha a vida dentro do game, você precisará de um PC Gamer. Os entusiastas, normalmente, não deixam passar nenhum lançamento ou jogo novo do “hype” (com exigências sempre crescentes de equipamento), por esse motivo precisam de equipamentos fortes para rodar o máximo de jogos pela maior quantidade de tempo (anos) possível.

O jogador profissional é meio intuitivo, ele precisa de alta performance para que tudo seja fluido, em competições cada vez mais acirradas, a margem para erros devido ao equipamento é praticamente inexistente. De que adianta treinar tanto e não conseguir entregar um trabalho de qualidade por falhas de equipamento?

Melhores jogos para PC fraco; sem placa de vídeo!

Imagem: Florian Olivo on Unsplash

Trabalhos com programas pesados

A tecnologia avança e os requisitos dos softwares usados em determinadas profissões sobem demais. Isso é motivo suficiente para se manter atualizado pela maior quantidade de tempo possível. Por este motivo, muitos profissionais acabam investindo pesado em um PC Gamer para ganhar uma boa margem de atividades sem a necessidade de upgrade.

 

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Leandro Kovacs
Escrito por

Leandro Kovacs

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos. Desde então, atua como editor no Grupo Gridmidia.