Missão na Lua: homem negro e mulher farão parte da equipe pela primeira vez na Artemis II
Visando ser inclusiva ao dar oportunidade para todos os profissionais capacitados, a Artemis II leva homem negro e mulher a quebrar barreiras
Após muitos segredos e decisões ocultas, finalmente a NASA revelou em evento realizado na data de ontem (3) os membros da tripulação da missão envolvendo astronautas que passará próximo à Lua. A missão Artemis II ainda não pousará em terreno lunar, mas é a primeira em muitos anos que circundará o satélite carregando pessoas. Os escolhidos são experientes, mas a escolha envolveu inúmeras surpresas inéditas.
O evento de revelação
Na segunda-feira (3) às 12:00 do horário de Brasília, iniciou o evento organizado pela agência espacial norte-americana para a divulgação de sua equipe que fará parte da missão Artemis II em 2024. Essa é a primeira missão envolvendo humanos próximo à Lua há pelo menos meio século. A última missão desse tipo ocorreu em 1972 (na última missão Apollo).
O evento ocorreu como o planejado, com uma apresentação digna de heróis, com os astronautas sendo apresentados 1 a 1 pelos responsáveis do cerimonial. A grande novidade ficou por conta da equipe muito inclusiva que foi escolhida. Apesar disso, a lista não fugiu muito aos mais cotados para essa missão.
Os escolhidos da Artemis II
Pela primeira vez na história, uma missão envolvendo a Lua terá em seus participantes um homem negro (Victor Glover – Piloto) e uma mulher (Christina Hammock Koch – especialista de missão). Apesar de ambos serem experientes e já terem ido ao espaço, é a primeira vez que estão envolvidos em um projeto diretamente ligado ao nosso satélite natural. Vamos entender um pouco a trajetória de cada um deles:
- Victor Glover (piloto da Artemis II): é um aviador da marinha dos EUA e com experiência de 4 viagens espaciais;
- Christina Hammock Koch (especialista de missão da Artemis II): sua formação é engenharia, é famosa por ter o recorde de voo espacial contínuo mais longo feito por uma mulher (mais de 300 dias) e ter participado das três primeiras missões espaciais da NASA envolvendo mulheres.
Além dos dois destaques, outros dois membros estarão presentes na missão:
- Reid Wiseman (comandante da Artemis II): ex-piloto (veterano) de caça da marina dos EUA;
- Jeremy R. Hansen (especialista de missão da Artemis II): canadense escolhido pela agência desse país devido ao acordo firmado em 2020. É coronel da Força Aérea Real Canadense e o primeiro canadense que fará um voo em direção à Lua.
Ainda não é para pousar na Lua
Vale lembrar que essa missão, a Artemis II, ainda não será a de retorno as caminhadas em solo lunar. A expectativa para este feito é da missão Artemis III, que está programada para 2026 (caso não exista nenhum atraso). A missão Artemis II está programada para o fim de 2024 e fara praticamente a mesma trajetória circundando a Lua, assim como a primeira, feita em 2022. Sua única diferença está na estimativa de duração da missão, sendo aproximadamente 10 dias com os astronautas.
Com informação: NASA.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos. Desde então, atua como editor no Grupo Gridmidia.