Motorola Edge 40 carrega 100% da bateria em minutos: ele é o mais rápido?
Tudo que está sendo divulgado será confirmado com testes após o lançamento do Motorola Edge 40? Vamos entender seu carregamento turbo
Lançado recentemente, o aparelho da empresa norte-americana surpreendeu com suas características técnicas sendo um topo de linha. Uma das suas maiores promessas é um carregamento rápido extremo. A empresa garante que o Motorola Edge 40 carrega 100% de sua bateria em poucos minutos, mas como isso funciona, existe algum outro aparelho mais rápido?
O que são os carregadores rápidos dos celulares
Estes acessórios são utilizados para fornecer uma maior quantidade de energia aos aparelhos reduzindo assim seu tempo de carregamento final.
Mas engana-se quem acha que apenas o carregador é suficiente para realizar o trabalho, antes disso, é preciso saber qual o limite máximo de energia que o aparelho celular aceita no modo turbo.
Por exemplo, não adianta colocar o celular em um carregador de 100W (já existem até de 200W), achando que isso completará a bateria do seu aparelho mais rápido, caso ele tenha uma recarga turbo com o máximo de 20, 25 ou 30W.
Além disso, o cabo a ser utilizado na recarga também deve ser compatível, caso contrário, o efeito não será alcançado.
Carregadores de baixa qualidade
Ao utilizar carregadores turbo e cabos de boa qualidade, a princípio, não existem problemas ao conectá-lo com celulares que tenham um limite de carregamento mais baixo. O carregador irá fornecer somente o máximo aceito pelo smartphone.
O grande problema e risco está no uso de carregadores de qualidade questionável, pois esses podem não manter o controle de energia emitido. Eles não de trabalham com diversas faixas de operação evitando curtos ou superaquecimento dependendo da bateria que está sendo carregada.
Isso pode acarretar sacrifícios desnecessários do equipamento ou até danos. Como explicado no vídeo abaixo do canal Geek Antenado.
Carregamento turbo é diferente em cada aparelho
Essa é uma verdade, pois cada bateria é construída para operar em uma determinada faixa de tensão ou carga máxima sem danos.
Obviamente, as mais modernas já possuem tecnologia suficiente para “mandar” informações aos carregadores pedindo menos energia para se proteger; por isso, é importante ter um carregador de qualidade que opere em diversas faixas.
Os aparelhos que operam a partir de 20W no carregamento já são chamados de modo turbo, então ao permitir esses valores, já podemos dizer que o smartphone trabalha dessa forma.
Os valores são os mais variados, mas não é tão comum que as marcas enviem carregadores que ofereçam toda essa capacidade turbo ao vender os celulares, salvo algumas.
Motorola Edge 40 carrega 100% da bateria em minutos
Isso foi uma informação dada pela empresa no lançamento do Motorola Edge 40 que surpreendeu a todos. Não somente ela indicando que o aparelho teria um modo turbo de carregamento super potente, como que também enviaria um carregador de 68W na caixa.
A promessa da empresa é que a bateria vá de 0 aos 100% em apenas 10 minutos, algo muito pouco visto. Segundo a Motorola, o objetivo é que o usuário tenha carga para o dia inteiro apenas com esse curto espaço de carregamento.
Não seria tão difícil imaginar isso, pois a capacidade máxima da bateria é de 4.400 mAh. Porém, o tempo em si para essa recarga total ou quase total é bem baixo para um carregador de 68W, já que outros exemplos usando esse tipo de potência levam em torno de 25 a 30 minutos para a carga completa.
Motorola Edge 40 tem o carregamento mais rápido?
Caso a promessa seja realmente cumprida, pode não ser o mais rápido, mas está com certeza entre os mais rápidos (devido à potência do carregador). Outros fortes concorrentes nessa tecnologia de carregamento turbo são as marcas chinesas (Xiaomi, Huawei).
A Xiaomi, por exemplo, possui o seu modo de carregamento chamado Xiaomi Hyper Charge, encontrado na maioria dos seus aparelhos vistos como topo de linha, assim como o Motorola Edge 40.
Os resultados da tecnologia chinesa são conhecidos e muito surpreendentes, ela já lançou um carregador turbo de 200W e em alguns aparelhos envia um de 120W na caixa.
Esses comprovadamente por meio de vários testes feitos na internet chegam no tempo de carregamento alegado pela Motorola, então basta aguardar que os canais especializados também façam com os norte-americanos.
Exemplos de celulares com carregamento rápido próximo ao Motorola Edge 40
- Xiaomi Black Shark 4: com carregador 120W (10 minutos), com carregador de 200W (8 minutos);
- Mi 11: com carregador 120W (15 minutos);
- Redmi Note 11 Pro+5G: carregador 120W (23 minutos).
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos. Desde então, atua como editor no Grupo Gridmidia.