Como Ajudar o Rio Grande do Sul? Formas Seguras de Doar
Como Ajudar o Rio Grande do Sul? ➜ Veja como ajudar de forma segura! ✓ Produtos ✓ Dinheiro ✓ Água ✓ Alimento e mais! ✓
Se você está acompanhando as notícias já deve ter se perguntado como ajudar o Rio Grande do Sul. O estado atualmente está enfrentando um dos piores desastres de todos os tempos e todo auxílio é bem-vindo. Neste artigo iremos te mostrar na prática como fazer uma doação de forma segura e ajudar às vítimas!
O que está acontecendo no Rio Grande do Sul?
Desde o final de abril, chuvas fortes começaram a atingir o Rio Grande do Sul, causando enchentes que aconteceram em diversos municípios do estado.
Como resultado, na última semana tivemos mais de 850 mil pessoas afetadas, com milhares de feridos e até mesmo em situações piores.
Órgãos do governo, ONGs e até mesmo grupos formados por pessoas estão fazendo de tudo para ajudar a conter a situação, mas mesmo que você não tenha como ir pessoalmente até os locais ainda tem como ajudar o Rio Grande do Sul por meio de doações usando a tecnologia. Confira aqui como!
Quantas pessoas foram afetadas pelas enchentes?
O estrago é enorme e a cada momento os números são atualizados, trazendo à tona o tamanho real da tragédia.
As notícias mais recentes — até o momento — indicam que 345 dos municípios do estado foram afetados, resultando em um total de 850,422 vítimas.
Desse número, os dados ainda apontam que:
- 19,368 pessoas estão em abrigos;
- 121,957 pessoas estão desalojadas; e
- 276 pessoas estão feridas.
Fonte: Governo do Rio Grande do Sul (06/05/2024 às 08h59min)
Nos casos mais graves, temos 111 pessoas desaparecidas e 83 óbitos confirmados, com as autoridades tentando a confirmação de mais 4 casos de óbito.
Mas é bom notar que como a situação continua caótica nos locais, os números reais podem estar muito acima dos mencionados, sem contar nos casos envolvendo animais, como gado e pets.
➜ Como testar a velocidade da internet em 2024 [Melhores sites e apps].
Como está a situação por lá?
No momento, as ajudas estão concentradas nos resgates das pessoas ilhadas e fornecimento de suprimentos e abrigo.
Os danos causados pela enchente foram catastróficos e a infraestrutura dos locais afetados foi completamente abalada. Dados indicam que cerca de 30% da população ficou sem fornecimento de água, e 10% sem energia.
O fornecimento de comida também foi interrompido devido à dificuldade de acesso, visto que vários trechos de estradas ficaram parcial ou totalmente obstruídos — o mesmo com pistas de pouso — e as correntezas continuam muito fortes.
Cuidado na hora de ajudar o Rio Grande do Sul
Para aqueles fora do estado querendo saber como ajudar o Rio Grande do Sul, a melhor maneira no momento é fazendo doações em forma de dinheiro.
E a maneira mais segura de fazer isso é doando diretamente para entidades confiáveis que vêm transformando os valores arrecadados em assistência direta aos serviços de resgate e doações de produtos necessários.
Um dos principais é a iniciativa SOS Rio Grande do Sul, um canal próprio do governo para esse tipo de situação. As doações devem acontecer utilizando a chave Pix 92.958.800/0001-38 (CNPJ), no Centro Logístico da Defesa Civil Estadual ou usando o QR Code.
Mas procure sempre informações nos sites oficiais antes de doar qualquer valor ou item, uma vez que você pode acabar caindo em golpes de pessoas maliciosas.
Como ajudar o Rio Grande do Sul fazendo um Pix?
A maneira mais fácil e segura de fazer a doação para ajudar o Rio Grande do Sul com um Pix é através do QR Code. Confira abaixo como fazer através do site oficial do governo:
1. Acesse a página de doações do Governo do Rio Grande do Sul;
2. Clique na imagem para aumentar o tamanho;
3. Escaneie o QR Code a partir de qualquer aplicativo financeiro com os recursos de transferência via Pix, escolha um valor qualquer e faça a sua doação.
Até o dia 5 de maio, o governo já havia arrecadado mais de 38 milhões de reais.
Outras formas de contribuir
Mas dinheiro não é a única coisa que as vítimas da enchente necessitam e já existem várias campanhas para doação de alimentos, roupas e outros itens por aí.
Por exemplo, uma das campanhas do governo é que pessoas que tenham a possibilidade de doar sangue agendem pela internet um horário no Hemocentro em Porto Alegre. Afinal, o número de pessoas precisando dessas doações é grande, assim como o número de interessados em doar.
Além disso, algumas ONGs e influencers estão fazendo campanhas de arrecadação de dinheiro e itens de necessidade, então é bom ficar de olho nas redes sociais caso tenha interesse em alguma.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Apaixonado por tecnologia e comunicação, sou formado em Letras - Inglês e trabalho como redator de blogs desde 2021. Tenho experiência em criar conteúdo para o público online e em transformar assuntos complexos em textos claros e acessíveis.