Como utilizar o Whatsapp Business para impulsionar seu negócio
O WhatsApp Business é um app que agrega várias ferramentas úteis para o mundo empresarial. Saiba comousa-lo para dar um UP no seu negócio!
O WhatsApp Business é um app que agrega várias ferramentas úteis para o mundo empresarial. Saiba como usa-lo para dar um UP no seu negócio!
O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens instantâneas mais usados no mundo, e o Brasil não seria uma exceção, principalmente se levarmos em consideração que o povo brasileiro ama ficar no celular.
Pesquisas de 2019 indicavam que os brasileiros olham o celular quase 100 vezes na primeira hora depois que eles acordam. Um número estarrecedor. E mais incrível ainda é saber que a maior parte dessas “olhadinhas” é para checar alguma rede social.
Mas como a maioria dessas redes sociais foram, inicialmente, pensadas para o uso pessoal as empresas responsáveis pelos Apps começaram a incluir funções mais voltadas para as necessidades que as empresas tinham em alcançar seu público, no caso do WhatsApp a empresa decidiu separar essas funcionalidades em dois Apps distintos: WhatsApp e WhatsApp Business.
Neste artigo, você vai entender como usar essa solução pode impulsionar seu negócio. Confira!
O que é o WhatsApp Business?
O WhatsApp Business é a agregação, ao WhatsApp, de várias ferramentas úteis para o mundo empresarial e “oficializar” algo que já vinha acontecendo a muito tempo – Empresas, especialmente as menores, usavam o aplicativo para interagir com os clientes.
Porque usar?
O App é focado no uso buisness então ele traz ferramentas específicas para auxiliar os perfis de negócios. Dentre as principais ferramentas disponíveis podemos listar:
- Perfil comercial
- Mensagens rápidas e automáticas
- Métricas
- Etiquetas
- Criação e administração de grupos
- Conta verificada
Como usar o Whatsapp Business para impulsionar seu negócio?
Assim como outra ferramenta qualquer, o WhatsApp Business deve ser usado corretamente, não é só porque é uma ferramenta feita para negócios que o seu sucesso será garantido.
Leia mais: WhatsApp Beta começa a exibir novas funções surpreendentes nas notificações
Divulgação
O WhatsApp Business pode ser usado em conjunto com outras ferramentas, mas tem que ser tratado e divulgado como se fosse uma identidade da sua marca. As vezes fica difícil separar o pessoal do profissional quando se está no app pelo fato dele ser quase idêntico a versão normal do app, que usamos com nossos amigos e familiares.
Além disso, o app permite que a empresa usar um selo de verificação, e disponibilizar as informações completas do negócio, como endereço, descrição e horário de funcionamento, sinalizando para os seus contatos que eles estão falando com uma empresa.
Respostas e mensagens automáticas no WhatsApp Business
Uma das grandes vantagens em usar o WhatsApp Business está na funcionalidade de definir mensagens automáticas, interessante para aqueles momentos em que o cliente inicia a conversa.
Por exemplo: informar ao cliente que sua mensagem será respondida em breve, embora não imediatamente, quando o cliente iniciar uma conversa fora do seu horário de trabalho.
Ou até mesmo um disclaimer dizendo que o seu WhatsApp business é utilizado somente para assuntos profissionais.
Conteúdos e promoções personalizados
Com o WhatsApp Business a comunicação é mais profissional, segura e confiável, mas com um toque mais pessoal também. E com certeza não existe um padrão do que se fazer.
É interessante usar as ferramentas disponibilizadas pelo aplicativo para lançar conteúdo personalizado para os seus clientes e em formato adequado para a plataforma. Crie conexões mais prática e eficiente com o seu público, atingindo-o de forma segmentada e individual.
Essas são apenas dicas, como você realmente vai usar o seu WhatsApp Business é uma decisão que depende do tipo de perfil, e imagem, que você quer criar. Tirar proveito ao máximo das ferramentas é indispensável, mas lembre-se sempre de adicionar um toque de criatividade para deixar seu perfil funcionando do seu jeito.
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Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.