Entenda por quê empresas aéreas estão cancelando voos por medo da nova tecnologia 5G

Após o lançamento da rede 5G, muitas pessoas ficaram empolgados, porém, as linhas aéreas estão cancelando voos perto dessas redes, por que?

Depois de adiar por duas vezes o início da operação do 5G nos Estados Unidos, agora com previsão de ser lançado na última quarta-feira (19 de janeiro) mais uma briga entre os órgãos que regulamenta o setor aéreo no país e as empresas AT&T e Verizon.

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Ambas empresas são responsáveis por explorar o 5G no país tem início com companhias aéreas cancelando pelo menos 200 voos em meios as preocupações e solicitando um terceiro adiamento.

Entenda por quê empresas áerias estão cancelando voos por medo da nova tecnologia 5G

Imagem: Aeroportos do Mundo – San Diego

“Escrevemos para pedir urgentemente que a 5G seja implementada a partir de 19 de janeiro em qualquer local, exceto a 2 milhas (cerca de 3,2 km) das pistas de aeroportos, como foi definido pela FAA (autoridade de aviação federal)”, destaca a carta emitida por presidentes de 10 companhias aéreas além das gigantes de logística FedEx e UPS.

“Em um dia como o último domingo, mais de 1.100 voos e 100.000 passageiros estariam sujeitos a cancelamentos, desvios e atrasos”, temem os presidentes dessas empresas, incluindo American Airlines, Delta e Southwest.

Parte de lançamento do 5G adiada

Após o manifesto as empresas concordaram em adiar temporariamente a ativação de centenas de torres de celular 5G perto de aeroportos dos EUA em conversas de última hora com autoridades do governo destinadas a limitar as interrupções de voos que poderiam ter começado na quarta-feira.

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Em comunicado, o presidente Joe Biden elogiou a medida. “Este acordo evitará interrupções potencialmente devastadoras nas viagens de passageiros, operações de carga e nossa recuperação econômica, permitindo que mais de 90% da implantação da torre sem fio ocorra conforme o programado”, disse.

Biden disse que o governo “está engajado com operadoras de telefonia móvel, companhias aéreas e fabricantes de equipamentos de aviação para traçar um caminho para que a implantação do 5G e a aviação possam coexistir com segurança”.

As negociações continuarão, disse ele, “até fecharmos a lacuna restante e alcançarmos uma solução permanente e viável em torno desses aeroportos importantes”.

Apesar do anúncio várias companhias cancelaram voos ou trocaram o modelo das aeronaves utilizadas.

Saiba mais: EUA isolam aeroportos de rede 5G: Entenda porque tecnologia é perigoso para aviões

Riscos do 5G 

As aéreas afirmam que o uso da Banda C (faixa que utiliza o espectro entre 3.7 GHz a 6.425 GHz) no 5G poderia interferir em componentes eletrônicos da aeronave, especialmente os altímetros (medidores de altitude).

Esse equipamento opera por rádio nas aeronaves e usa frequências próximas ao 5G. Eles são responsáveis por calcular a distância exata do avião em relação ao solo, usados especialmente em operações de pouso por instrumentos, quando a visibilidade na pista está reduzida, para evitar acidentes e colisões.

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Imagem: Divulgação

No início deste ano as empresas de telefonia encontraram uma solução temporária desligando o 5G em 50 aeroportos.

“As empresas de telecomunicações concordaram em desligar os transmissores e fazer outros ajustes perto desses aeroportos por seis meses para minimizar a potencial interferência 5G com instrumentos de aeronaves sensíveis usados em pousos de baixa visibilidade”, confirmou a FAA, em seu comunicado de 7 de janeiro.

Porque o problema é somente nos EUA?

Nos Estados Unidos, a Banda C do 5G vai até 3,98 GHz, próximo da frequência dos altímetros, que operam entre 4,2 GHz e 4,4 GHz. Quanto maior a frequência, mais rápido o serviço tende a ficar – por isso, as operadoras querem tirar proveito de toda a banda.

A preocupação é que a chamada “banda de guarda”, que funciona como uma faixa de segurança entre as frequências, é menor do que em outros países.

No Brasil, por exemplo, as operadoras podem operar até a faixa de 3,7 GHz – uma banda de guarda bem maior, que reduz os riscos de interferência.

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Cecilia Parente
Escrito por

Cecilia Parente

Redatora, Especialista em Produção de Conteúdo para a Web com formação em Webdesign e Marketing Digital. Estudante de Programação Back-End, Entusiasta de Tecnologia e redatora na BitMagazine trazendo as últimas notícias e informações sobre o mundo tecnológico.