Satélite chinês entrou em rota de colisão com míssil russo e quase cria acidente no espaço

Satélite chinês quase colidiu com os destroços de um outro satélite que foi destruído durante teste Russo onde um missil foi lançado.

Em novembro do ano passado aconteceu um teste onde a Rússia disparou um míssil contra um satélite desativado que estava orbitando a terra e agora, nessa terça feira (dia 18), um Satélite chinês quase colidiu com os destroços desse teste.

publicidade
Satélite chinês quase colidiu

Imagem: Unsplash / @spacex

Esse é um ato recorrente, já que em novembro do ano passado a ISS (Estação Espacial Internacional) teve que direcionar todos os seus tripulantes para as naves, caso eles precisassem escapar de lá, devido a um alerta de colisão. Foi uma situação tensa e durou alguns dias, enquanto a Rússia negava os “riscos” causados pelo teste.

Leia mais: Veja como ter acesso a internet via satélite da Starlink de Elon Musk

Segunda a Rússia o teste serviu para avaliar se o país seria capaz de atingir objetos no espaço utilizando uma arma disparada da superfície terrestre, objetivo que foi completado com sucesso, mas ao que parece a explosão gerou quase 2 mil destroços de tamanhos diversos que até hoje, giram junto à rotação da Terra colocando em risco missões de outras agências espaciais.

publicidade

Satélite chinês quase colidiu, os destroços chegaram muito perto

Segundo relatos os destroços do satélite chegaram até a distância de 14 metros e meio do Tsinghua, satélite científico.

Especialistas disseram ser extremamente raro objetos em órbita passarem a dezenas de metros um do outro, e nesses casos raros são sugeridas manobras evasivas devido ao riso de impacto.

Essa não é a primeira vez que a China tem uma “quase acidente” em órbita com objetos pertencentes a outros países, no final do ano passado, a Tiangong, estação espacial chinesa, quase colidiu com um satélite da Starlink, plataforma de internet revolucionária da SpaceX.

O governo chinês chegou a acusar Elon Musk de “promover um ambiente inseguro no espaço”.

A China já se envolveu em casos do tipo

Enquanto isso, temos a confirmação em outro caso, onde detritos danificaram um satélite militar chinês, o Yunhai 1-02.  O setor de rastreamento espacial dos EUA confirmou que os detritos estariam relacionados a um satélite russo.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.