Traficantes estão usando GTA Online e Free Fire para recrutamento de jogadores ao cartel de drogas mexicano
Foi descoberto recentemente que traficantes estão utilizando o GTA Online e Free Fire como método de recrutamento para cartel de drogas!
Uma matéria da Forbes mostrou como os jogos GTA Online e Free Fire têm sido utilizado por cartéis de drogas no México para recrutar mulas (pessoas que realizam o transporte de narcóticos de um país a outro).
Os avanços nos jogos online são incríveis e poder jogar uma partida com mais de 100 pessoas online ao redor do mundo é uma ótima maneira de se divertir, mas também tem suas desvantagens.
Em novembro de 2021, Alyssa Navarro foi detida por agentes de proteção de fronteira que encontraram 60 kg de metanfetamina no tanque de combustível do Jeep Cherokee que ela dirigia.
Navarro disse à polícia que em janeiro tinha conhecia um tal de George enquanto jogava GTA Online, ficaram amigos e acabaram interagindo no Snapchat até se conhecerem pessoalmente na cidade de Phoenix, no Arizona.
Ele perguntou se ela estaria interessada em trabalhar dirigindo um veículo fornecido por ele, provavelmente o jipe em que foi capturada, transportando produtos eletrônicos que seriam vendidos no México, com a promessa de ganhar até US $2 mil por cada remessa enviada.
Leia mais: Torneio de Minecraft inspirado em Round 6 deixa país sem acesso à internet
Ela disse que não era culpada e não sabia do transporte de drogas, mas foi acusada na justiça por conspiração para venda e importação de metanfetamina e também posse de drogas.
A polícia do Arizona chegou a recuperar várias mensagens de Snapchat trocadas entre os dois, confirmando as promessas de George.
Até o presente momento, não se sabe o destino de Alyssa Navarro. Ela está sofrendo os processos na Justiça norte-americana, onde se declarou inocente – porém, até agora, não há notícias sobre o seu julgamento ou sua possível liberdade.
Quando procurado pela Forbes, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos da América também não deu nenhuma declaração.
Crianças sequestradas através do GTA Online e Free Fire
O caso de Alyssa não é tão incomum quanto parece. Em outubro de 2021 três menores de Oaxava desapareceram e após denúncias de seus familiares, as autoridades conseguiram localizá-los em uma casa onde estavam sendo mantidos prisioneiros.
De acordo com o depoimento dos familiares, as crianças conheceram um jogador “de menor” enquanto jogavam Free Fire que as convidou para uma locadora de videogames com a mentira de uma oferta de emprego em Monterrey. Chegando no local, foram mantidas prisioneiras.
O presidente do México, Andrés Manuel Lópes Obrador, pediu aos pais que cuidem de seus filhos, que ensine-os a jogar online de um modo seguro, sem revelar dados pessoais além de sublinhar o quanto tem sido bom que as crianças voltassem às aulas presenciais o mais rápido possível.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Redatora, Especialista em Produção de Conteúdo para a Web com formação em Webdesign e Marketing Digital. Estudante de Programação Back-End, Entusiasta de Tecnologia e redatora na BitMagazine trazendo as últimas notícias e informações sobre o mundo tecnológico.