PS5 vendeu quase o dobro do Xbox Series X|S em 2021
A Sony encerrou 2021 com vendas cumulativas do PS5 atingindo 17 milhões de unidades, cerca de 1,6 vezes o desempenho das vendas do Xbox Serie
Um relatório divulgado pela Ampere Data, empresa de análise de mercado, nos trouxe dados relevantes sobre os consoles da Microsoft e da Sony na disputa pelo mercado de games. A Sony encerrou 2021 com vendas cumulativas do PlayStation 5 (PS5) atingindo 17 milhões de unidades, cerca de 1,6 vezes o desempenho das vendas do Xbox Series.
Leia também: PS Plus: Primeiro jogo de março de 2022 já está confirmado
Neste estágio inicial, o impulso das vendas globais está com a Sony, que ainda foi prejudicada pela falta de componentes essenciais para produzir mais de seus consoles. O problema é decorrente da crise mundial dos semicondutores, que estão com as fabricações prejudicadas por causa da pandemia.
O esforço monumental feito para superar os desafios no primeiro ano completo do ciclo de vida do PS5 atingiu uma enorme barreira nos últimos dois meses de 2021. Vendas abaixo do esperado, principalmente em dezembro, significaram que o desempenho de vendas ficou atrás da geração anterior, o PS4.
É improvável que este curso seja corrigido em 2022, mas é mais do que provável em 2023. Isso dependerá apenas do fornecimetno de suprimentos de componentes.
Embora a Sony esteja relativamente satisfeita com seu desempenho em relação ao concorrente mais próximo, a empresa está ciente de que o desempenho no mercado de consoles depende muito do impulso das vendas. Qualquer coisa que prejudique esse ímpeto não é bem-vinda.
Leia também: Sony reduz ainda mais previsão de entrega do PlayStation 5
Xbox Series S vem para o resgate
A Microsoft encerrou 2021 com sua família de dispositivos Xbox Series atingindo vendas acumuladas de 10,5 milhões de unidades. Isso está no mesmo nível do Xbox One da geração anterior.
Leia também: Sony cria inteligência artificial que vence gamers profissionais
De maneira semelhante à Sony com o PS5, a Microsoft sofreu escassez substancial em seu dispositivo da Series X de última geração, minando seu potencial no mercado até certo ponto.
A empresa também usou componentes da Série X para atualizar seus servidores de jogos em nuvem, pressionando ainda mais a disponibilidade do consumidor de seu console principal.
O Xbox Series S mais barato e menos poderoso experimentou uma disponibilidade muito melhor e, juntamente com o Xbox Game Pass, impulsionou a adoção sem precedentes deste dispositivo somente digital.
A Ampere calcula que as vendas cumulativas da Série S estavam à frente da Série X no final de 2021
Nintendo Switch é o console mais vendido de 2021
O Nintendo Switch vendeu mais que PS5 e Xbox Series X|S juntos em 2021. Enquanto a Sony e a Microsoft tentavam repor seus estoques com a falta de componentes, o Switch dominou o pódio de consoles vendidos no primeiro trimestre de 2021.
O híbrido da Nintendo vendeu 5,86 milhões de unidades – 12% a mais em comparação com o mesmo período em 2020 e ainda promete ter suas vendas superadas em 2022 pelo preço bem mais baixo do que seus concorrentes.
Leia também: Microsoft comprou a Activision Blizzard por valor absurdo; como ficam os games agora?
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Redatora, Especialista em Produção de Conteúdo para a Web com formação em Webdesign e Marketing Digital. Estudante de Programação Back-End, Entusiasta de Tecnologia e redatora na BitMagazine trazendo as últimas notícias e informações sobre o mundo tecnológico.