China usa cão robô “diferentão” para ajudar no combate à Covid
O uso improvisado de um robô com quatro patas e um auto-falante, cão robô combate Covid oferecendo mensagens de prevenção na China
A tecnologia unida com a criatividade na sua aplicação, resultam nestes “momentos de genialidade cômica”. A China usa cão robô “customizado” para ajudar no combate à Covid. Preciso me esforçar para chamar aquele exemplo mecatrônico de “cão”, mas vamos entender melhor a história.
De quem foi a ideia do cão robô no combate à Covid?
Na verdade, ninguém sabe ao certo, mas vídeos andam circulando na internet com o alerta feito pelo “cão” no mínimo esquisito. O NY Post fez a publicação e disponibilizou o vídeo curioso, fornecido por meio da mídia local.
A situação flagrante ocorreu na cidade de Xangai, com no dia 29 de março, dentro de um condomínio residencial. O pequeno androide que passeava no meio da rua estava com o “corpo” enrolado por uma fita sinalizadora, fixando um alto-falante na área da superfície respectiva ao que seria “as costas” do suposto “cão”.
O alto-falante tinha função específica para o cão robô cumprir sua tarefa, levar mensagens e informações diretamente aos moradores da região.
Ajudando no combate à Covid
O conteúdo da mensagem oferecida pelo “cão”, apelidado carinhosamente por “robodog”, eram informações de boas práticas para reduzir o contágio entre as pessoas durante a pandemia.
Alguns moradores até pensaram ser um drone, mas ao se aproximarem, identificaram que o objeto tinha quatro patas e caminhava enquanto o alto-falante repetia incessantemente: usar a máscara, lavar as mãos corretamente e verificar a temperatura, quase um instrutor sanitário improvisado.
Cão robô combate Covid, mas cada um faz o que pode
Muitos robôs estão sendo usados para combater a Covid, mas nem todos de forma tão improvisada quanto o curioso “robodog” chinês.
A Forbes fez uma publicação com 10 exemplos de robôs utilizados contra a Covid. Um dos mais interessantes sãos os utilizados na desinfecção de ambientes. Produzidos na Dinamarca, utilizam os raios UV para realizar seu trabalho, muitos também foram enviados a China.
Fora as práticas empregadas no varejo, que quase na totalidade robotizaram as suas operações, pelo menos no exterior, oferecendo métodos de pagamento sem a necessidade de contato e operações de estoque estão entre os mais utilizados.
A tecnologia serve para isso, ajudar os seres humanos quando eles mais precisam, mas a criatividade é fundamental para “improvisar” novas formas de uso para máquinas que antes tinham outras funções.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos. Desde então, atua como editor no Grupo Gridmidia.