Google Docs quer te ensinar a escrever melhor com novo recurso
Com ferramentas que melhoram o estilo de escrita de um texto, o Google Docs inicia a implantação de suas novas ferramentas de revisão
O Google Docs começa a incentivar uma escrita melhor para os usuários. As “dicas”, agora, aparecem sublinhadas com uma cor diferente dos erros ortográficos. Além da correção sobre gramática simples, como palavras escritas de forma errada, essa possibilidade traz um ganho maior na qualidade do texto.
São dados “toques” pelo Google Docs até entender como escrever melhor
É o que promete essa nova possibilidade no Google Docs. As informações passadas pelo editor de texto, focam na confecção de textos mais diretos, concisos, inclusivos e com palavras de fácil entendimento.
Essas funções extras já estão disponíveis para o Google Docs há muito tempo, por terceiros que ofereciam a ferramenta que poderia ser integrada ao editor de textos.
Agora, a ideia da empresa é ter as mesmas funções, mas de forma própria, com suas opções de ferramentas integradas no editor, sem a necessidade de instalação externa.
Excelente, mas não para todos
Escrever bem é ótimo para todas as pessoas, mantendo um estilo de qualidade. O problema é que não chegará a todos, as novas ferramentas oferecidas na análise do texto serão restritas.
Segundo o próprio comunicado da Google sobre o update, as ferramentas são destinadas a grupos específicos de assinaturas.
Google Docs suas ferramentas novas e quem poderá usa-las
Funções nos mais diversos aspectos configuram o programa de melhor escrita Google, dentre elas o foco será em torno de:
- Escolha de palavra: dinamismo e relevância contextual;
- Voz: indicações de uso para a voz ativa, em detrimento da passiva;
- Concisão;
- Linguagem inclusiva;
- Adequação: alerta nos casos de palavras consideradas inapropriadas.
Os recursos serão liberados de forma gradual até o fim do mês de abril, mas como já avisamos, não será para todos os usuários. Os grupos específicos que terão acesso a todas ou algumas ferramentas, segundo o comunicado oficial, são:
- Às quatro primeiras ferramentas, escolha de palavra, voz, concisão e linguagem inclusiva atenderão os planos: “Business Standard, Business Plus, Enterprise Standard, Enterprise Plus, Education Plus”.
- Adequação: “disponível para Business Standard, Business Plus, Enterprise Standard, Enterprise Plus, Fundamentos da Educação, Padrão de Educação, Educação Plus, Ensino e Atualização de Aprendizagem.”
Qual é a importância de usar?
Basicamente, oferecer auxílio digno para escrever de um modo mais claro e com estilo. Sugestões aparecem conforme o usuário digita e dá toques quando for possível evitar palavras repetidas ou desnecessárias, diversificando a escrita e garantindo a qualidade e eficiência do discurso.
Uma verdadeira mão na roda para quem gostaria de evitar erros bobos.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos. Desde então, atua como editor no Grupo Gridmidia.