SoundCloud compra IA incrível que prevê músicas de sucesso
SoundCloud compra startup de inteligência artificial que pode identificar músicas com grandes probabilidades de virarem hits. Confira!
A tecnologia tem avançado de maneira absurda nos últimos anos e um dos campos que mais avançou foi o da Inteligência Artificial (IA). Hoje, essa ferramenta já está presente em várias áreas da vida moderna, ajudando os humanos a ter uma vida cada vez mais confortável. Isso fez com que empresas corressem atrás de desenvolver suas próprias IAs ou até mesmo as comprassem. É o caso do SoundCloud, que anunciou a compra de uma inteligência artificial que vem com uma promessa bem ousada.
O anúncio foi feito na última terça-feira e envolve a compra da Musiio, uma empresa de IA voltado para o mercado de áudio que afirma ter uma tecnologia capaz de “ouvir” novas músicas e identificar os hits.
Agora o IA da empresa irá ajudar a SoundCloud na classificação de sua enorme coleção de música amadora e segundo a empresa irá “tornar-se essencial para a experiência de descoberta do SoundCloud”.
O que fez a SoundCloud realizar a compra de uma inteligência artificial?
O ponto forte do SoundCloud é justamente seu ponto fraco. Embora a empresa tenha facilitado a entrada de novos artistas e produtores no meio musical, isso fez com que, com o tempo, a plataforma ficasse cheia de conteúdos “menos promissores” (o que atrapalha na hora de buscas).
Com a adoção da nova tecnologia da Musiio, o processo de identificar e promover as “coisas boas” deve ficar bem mais fácil. De acordo com a empresa, o IA pode filtrar rapidamente horas intermináveis de música identificando as que apresentam os padrões que correspondem aos hits no topo das paradas.
“A aquisição do Musiio acelera nossa estratégia para entender melhor como essa música está se movendo de maneira proprietária, o que é fundamental para nosso sucesso”, disse o presidente do SoundCloud, Eliah Seton, em comunicado.
IA no mercado musical
Essa não é a primeira vez que a Inteligência Artificial é utilizada nesse ramo. Várias empresas já as incorporaram em algum nível dentro de suas aplicações. Em ritmo acelerado, os IAs têm se tornado uma parte integrante no processo de encontrar novos artistas com potencial.
Um exemplo disso é a Tunecore, plataforma de distribuição musical que em fevereiro fechou uma parceria com a startup Fwaygo para usar um IA que combina ouvintes e criadores baseados nos estilos e gostos musicais.
Outro exemplo é a concorrente da SoundCloud no segmento de distribuição de música DIY (do inglês, faça você mesmo) DistroKid que tem um bot IA chamado Dave. Dave analisa e classifica as faixas em várias categorias como, por exemplo, “dançabilidade”.
A SoundCloud não divulgou quanto a empresa pagou pela Musiio, mas a startup com sede em Cingapura havia sido avaliada em US $10 milhões no ano passado. Hazel Savage (CEO da Musiio) e Aron Pettersson (CTO da Musiio) integrarão a SoundCloud como vice-presidentes de inteligência musical e IA e aprendizado de máquina, respectivamente.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.